....
....

09/10/2019

Novas regras para tirar a CNH já estão valendo. Mas... você conhece estas novas regras? Veja os detalhes


Já estão em vigor desde o dia 16 de setembro último as novas regras para se tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Conforme descrito na resolução nº 778/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), agora as aulas em simulador para quem estiver no processo de obtenção da primeira CNH passam a ser opcionais. Além disso, também foram alteradas as regras para se obter a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

 

Novas regras da CNH

 

Conforme as novas regras para tirar a CNH, os interessados em tirar a categoria B para veículos de passeio como primeira habilitação deverão fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo ao menos uma delas em período noturno. Quem quiser optar por aulas em simulador, poderá realizar no máximo 5 horas/aula no aparelho e sempre antes das aulas práticas em vias públicas.



 

Para a obtenção da CNH A, de motocicletas e similares, a carga horária prática é a mesma da categoria B, exceto que não há a opção de simulador. Para a adição da categoria A na CNH são necessárias no mínimo de 15 horas/aula, das quais pelo menos uma no período noturno. O mesmo vale para a adição da categoria B.

 

Mudanças para a ACC

 

A Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) é o documento exigido para a condução de veículos de duas rodas cuja capacidade cúbica do motor não ultrapasse 50 cm³ e a velocidade máxima não ultrapasse os 50 km/h.

 

A resolução do Contran suspendeu por um período de 12 meses, contando a partir do dia 16 de setembro, a obrigatoriedade das aulas práticas para esta habilitação. O candidato precisa apenas realizar as provas necessárias normalmente. Em caso de reprovação apenas seriam cobradas as aulas práticas. De acordo com a resolução, o candidato também poderá trazer seu próprio ciclomotor para realizar a prova, desde que o veículo tenha até cinco anos de uso – icarros.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas