....
....
17/10/2019

Universidade Federal de Campina Grande ganha nesta quinta-feira o primeiro laboratório 5G do Nordeste


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com as empresas de telecomunicações TIM e Nokia, implanta nesta quinta-feira, dia 17, o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab Campina Grande. O lançamento acontece no VIRTUS - Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG, localizado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), bairro de Bodocongó.

 

Como parte das atividades de lançamento e de modo a demonstrar o potencial da tecnologia, estão sendo apresentadas, desde ontem, soluções desenvolvidas pelo VIRTUS e o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da UFCG (Embedded), além de aplicações de 5G providas pelas empresas de telecomunicações parceiras. As demonstrações estão abertas ao público e acontecem no estacionamento C3, no campus sede da UFCG. Nesta quinta-feira, dia 17, serão realizadas apresentações para a imprensa e convidados, no VIRTUS.



 

Já na manhã desta sexta-feira, dia 18, acontecerá o Hack5, evento de imersão em 5G no formato de competição de ideias de aplicações que exaltem os benefícios dessa tecnologia disruptiva, voltado para alunos da UFCG. A disputa será realizada no Laboratório Embedded, com a mentoria de pesquisadores do Laboratório, do VIRTUS e de equipes das empresas parceiras da iniciativa – Ascom UFCG.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas