....
....
18/11/2019

Morre em João Pessoa, aos 62 anos, a jornalista e ex-secretária de Comunicação da Paraíba, Lena Guimarães


Faleceu, hoje, aos 62 anos de idade, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, a jornalista e advogada Regirlene Rolim Guimarães, Lena Guimarães, que já há alguns dias vinha enfrentando sérias complicações de saúde. “Era uma profissional valorosa, praticamente insubstituível”, comentou o empresário e escritor Roberto Cavalcanti, diretor-proprietário do Sistema Correio de Comunicação. Lena foi editora, por muitos anos, do jornal “Correio da Paraíba”, imprimindo dinâmica e renovação aos quadros da imprensa no Estado e no Nordeste, sempre procurando manter-se antenada com a evolução das tecnologias e sua inserção no jornalismo impresso.

 

Natural de Cajazeiras, Lena também atuou como repórter e como colunista política, principalmente, no “Correio da Paraíba”, desdobrando essa atuação na TV Correio e em programas de rádios. Tornou-se respeitada pelo amplo conhecimento os fatos e, também, pela análise criteriosa e imparcial que adotava no tratamento das análises jornalísticas. Filha de Reginaldo de Melo Guimarães (in memoriam) e Maria Irene Rolim Guimarães, Lena foi secretária de Comunicação Social do governo da Paraíba, na terceira gestão do governador José Targino Maranhão. Ela foi convidada, também, para ocupar secretarias de imprensa em outras gestões, estaduais e municipal, em João Pessoa.



 

Foi casada com o jornalista Nonato Guedes, com quem tem um filho, o publicitário Daniel Guimarães Guedes de Aquino. Lena recebeu diversas homenagens como reconhecimento pelo seu trabalho, partidas, inclusive, da Assembleia Legislativa do Estado e de entidades de destaque na Paraíba e a nível nacional. Ela foi correspondente dos jornais “Folha de São Paulo” e “Jornal do Brasil” e era, também, exímia entrevistadora. A notícia da morte da jornalista Lena Guimarães causou grande comoção nos diferentes círculos da sociedade paraibana – Os Guedes.

 

Eu tive o prazer e a satisfação de dividir espaços profissionais com Lena Guimarães em duas oportunidades: a primeira, na década de 90, quando fui correspondente da TV Correio / Rede Record de Televisão em Campina Grande, entre 1999 e 2009, oportunidade em que também assumi a editoria do jornal Correio da Paraíba em Campina e Lena era a Editora Geral do Correio.

 

Depois, na campanha estadual de 2010, quando o hoje Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU Vital do Rêgo Filho foi candidato a governador da Paraíba. Eu era o Coordenador de Comunicação da campanha e Lena fazia parte da equipe de pesquisa e preparação de programa de governo de Vitalzinho.

 

Foram oportunidades não apenas de aprendizado profissional, mas também de vivência de jornalismo, e de compartilhamento de vida com uma figura espetacular, de uma sensatez inigualável.

 

Que Deus a acolha na morada eterna.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas