....
....
02/02/2020

Morre em Campina Grande aos 55 anos o conhecido médico alergista Dr. Mário Albuquerque


Faleceu na madrugada deste domingo (02) em Campina Grande o conhecido médico, pediatra, alergista e imunologista Mário Albuquerque. Ele lutava havia anos contra uma neoplasia cerebral, chegou a passar por cirurgias, mas infelizmente foi vencido pela doença.

 

Dr. Mário Albuquerque entrou em coma no sábado (01) e faleceu nas primeiras horas deste domingo em casa, junto dos familiares, onde era mantido em uma estrutura de UTI. Ele era casado com a Pediatra especialista em Gastroenterologia Denise Amorim Albuquerque e deixa três filhos.



 

Dr. Mário foi diagnosticado com a doença no ano e 2003, segundo relato feito pela sua cunhada, a também médica e cientista Melânia Amorim. “Mário teve o diagnóstico de um tumor cerebral. A cirurgia em janeiro de 2004 mostrou um Astrocitoma grau II. Vida que segue com os cuidados, mas a preocupação. Em 2013 o tumor volta. Nova cirurgia. Em 2015 ele é operado às pressas aqui mesmo em Campina Grande com um quadro de hipertensão intracraniana e infelizmente o anatomopatológico já é de GBM. Ele vai para quimioterapia e radioterapia e obtém bons resultados, ainda com boa qualidade de vida, apesar de alguns problemas sutis de memória. Com isso, acabou se aposentando. Cedo demais. Mas era necessário”, relatou ela.



 

“Ano passado tudo piorou com o comprometimento neurológico progressivo e os achados de imagem evidenciando lesão metastática em tronco encefálico. Região muito delicada. A equipe que o atendeu ainda propôs quimioterapia e radioterapia, e ele seguiu, porém sem sucesso. A condição clínica foi se deteriorando e ele chegou a se internar por sepse em outubro na UTI, de onde saiu para paliação em home care. Após profundas discussões em família, essa foi a decisão. Deixá-lo cercado de Amor e cuidados e não permitir a distanásia, o prolongamento do sofrimento”, disse Dra. Melânia, em outro trecho.

 

O velório de Mário Albuquerque ocorre numa das capelas do Cemitério Campo Santo Parque da Paz, na Alça Sudoeste, em Campina Grande, local onde também ocorrerá o sepultamento, às 17 deste domingo.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas