....
....
12/02/2020

MedioTec oferece mais de mil vagas para 10 cursos técnicos de nível médio em 16 cidades da Paraíba. Veja como se inscrever


A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba lançou o edital do Processo Seletivo de Estudantes da Rede Pública Estadual para cursos técnicos de nível médio (MedioTec), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São 1.125 vagas ofertadas para 10 cursos, distribuídas em 16 cidades da Paraíba. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online (CLIQUE AQUI).

 

Poderão participar os estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando o Ensino Médio Regular no ano letivo de 2020 e com idade de 15 a 19 anos completos no início das aulas. Os estudantes que estejam cursando a 1ª e 2ª séries do ensino médio poderão se inscrever nos cursos com carga horária igual a 800h, 1.000h e 1.200h. Já os estudantes que estejam cursando a 3ª série do ensino médio poderão inscrever-se apenas nos cursos com carga horária igual a 800h e 1000h.



 

As vagas são para os cursos de Guia de Turismo, Segurança no Trabalho, Programação de Jogos Digitais, Eventos, Administração, Informática, Confeitaria, Contabilidade, Informática para Internet e Marketing. Serão ofertados nos seguintes municípios: Boqueirão, Guarabira, Cabedelo, Itaporanga, Cacimba de Dentro, João Pessoa, Cajazeiras, Mamanguape, Campina Grande, Monteiro, Conceição, Patos, Conde, Sousa, Curral de Cima e Sumé.

 

Os aprovados terão direito ao auxílio de uma bolsa formação, destinada ao custeio com alimentação e transporte de ida e volta até a unidade de ensino do seu respectivo curso.

 

Processo Seletivo

 

O processo será dividido em duas etapas. A primeira, realizada através de um sorteio aleatório da inscrição, após ser observado o sistema de cotas e as vagas gerais. A segunda será uma entrevista classificatória. Durante as entrevistas, seguindo o critério de sorteio e cotas, os inscritos serão separados por turmas. A cada 40 alunos, 25 serão selecionados para seus respectivos cursos. A nota, que pode variar entre zero e 10, será obtida através de critérios como o interesse na área; capacidade de demonstrar foco em seu objetivo; interesse em trabalhar na área; capacidade de transmitir suas expectativas; redação; capacidade de descrever texto lógico; legível e objetivo; potencial e assiduidade.

 

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (CLIQUE AQUI) e no endereço auxiliar (CLIQUE AQUI).

 

O programa

 

O MedioTec é uma ação do Pronatec, que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio para os estudantes, visando à expansão da educação profissional e tecnológica – Secom-PB.


Cronograma
 

PERÍODOS ETAPAS
11/02 a 10/03/2020 Inscrições
16/03/2020 Divulgação da relação dos candidatos inscritos
16/03/2020 Divulgação dos candidatos sorteados
16/03/2020 Divulgação do local e horário da entrevista dos candidatos
18 a 20/03/2020 Entrevista
25/03/2020 Resultado final
25/03/2020 Divulgação do local e horários das matriculas dos candidatos
26 a 31/03/2020 Matrículas

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas