....
....
02/03/2020

Lançamento da Campanha da Fraternidade na Diocese de Campina Grande acontece nesta terça feira


Com o Tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), a Campanha da Fraternidade 2020 será lançada oficialmente na Diocese de Campina Grande nesta terça-feira dia 3 de março,‍ às 14h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Queimadas.

 

O lançamento será feito pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos com um momento celebrativo sobre o tema da Campanha da Fraternidade. Após as considerações do Bispo, haverá uma apresentação da Campanha, oportunidade em que serão discutidos tema, lema e os objetivos.



 

Estarão presentes Padres, Diáconos, Seminaristas, agentes das comunidades, membros de pastorais, grupos e movimentos da Diocese, bem como são esperadas, autoridades civis e representantes de diversos segmentos da sociedade.

 

Inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida. Por esta razão, a CF 2020 tratará deste tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

 

Sobre a CF 2020

 

Objetivo geral

 

Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum.

 

Objetivos Específicos

 

Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;

Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;

Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;

Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;

Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;

Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado,a vida plena do Reino de Deus;

Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;

Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;

Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;

Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

 

Histórico da CF

 

A Campanha da Fraternidade é vivenciada há 56 anos pelos católicos brasileiros de modo especial durante o período da Quaresma, que este ano teve início no dia 26 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) e se estende até o dia 5 de abril (Domingo de Ramos). O objetivo da Igreja no Brasil é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a um ou vários problemas concretos que afetem a sociedade, propondo o debate e buscando soluções.

 

A Campanha, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização (vídeos, texto-base, subsídios e textos pastorais voltados para grupos de jovens, catequese, site e atuação em diferentes plataformas das redes sociais, aplicativo para celular, cartazes, camisetas, entre outros), vai estimular as ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira – com informações do site da Diocese de Campina Grande.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas