....
....
05/03/2020

Descoberta: Ministério Público do Paraguai diz que número do passaporte de Ronaldinho pertence a uma mulher


O comissário da Polícia Nacional do Paraguai, César Silguero, disse nesta quinta-feira (5) que os números dos passaportes apreendidos na suíte do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho pertencem a duas mulheres de origem paraguaia, moradoras de Assunção.

 

Silguero disse, em entrevista coletiva, que os passaportes recolhidos pelas autoridades policiais são originais mas que foram adulterados. Além disso, ele explicou que há duas cédulas de identidade "totalmente falsas", com as fotos de Ronaldo e seu irmão.

 

Ronaldinho Gaúcho prestou depoimento ao MP nesta tarde, mas não falou sobre o caso. Um advogados dele, Adolfo Marín, afirmou à imprensa paraguaia que o ex-jogador e o irmão "não têm restrições de circulação". Porém, ambos vão ficar no Paraguai por enquanto.



 

Passaportes falsos

 

Ainda não está claro como os documentos falsificados foram parar nas mãos do ex-jogador e do irmão. De acordo com o Ministério Público, os passaportes usados por Ronaldinho foram retirados em janeiro e entregues na quarta-feira.

 

O procurador responsável pelo caso, Federico Delfino, disse a jornalistas que Ronaldinho e seu irmão saíram do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com documentação brasileira e teriam recebido os passaportes paraguaios "assim que deixaram o avião".

 

Um empresário brasileiro de 45 anos, suspeito de ter fornecido os documentos irregulares, foi detido. Ele passou a noite na sede de Investigação de Delitos da Polícia Nacional.

 

Segundo a investigação, os brasileiros teriam recebido os documentos na sala VIP do aeroporto internacional da capital paraguaia. Ronaldinho e Moreira prestam depoimento na sede do Ministério Público do Paraguai.

 

A Polícia Nacional e autoridades dos ministérios do Interior e Público foram até o hotel após denúncia do Departamento de Identificações do Paraguai, que advertiu às autoridades migratórias sobre a irregularidade com os passaportes paraguaios.

 

Na suíte em que o ex-atleta está hospedado foram apreendidos passaportes paraguaios e carteiras de identidade, além de telefones celulares, de Ronaldinho e do irmão. Segundo o Ministério do Interior do Paraguai, os documentos estavam adulterados.

 

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Assis Moreira, são investigados por suspeita de uso de passaporte e documentos de identificação paraguaios falsos. Eles ficaram sob custódia no hotel onde estavam hospedados em Assunção, no Paraguai, na noite desta quarta-feira (4).

 

O ex-ídolo da seleção brasileira de futebol está na capital paraguaia para compromissos comerciais.



 

Defesa

 

O advogado Sérgio Queiroz, que representa o ex-jogador no Brasil, disse ao GloboEsporte.com que "certamente trata-se de algum equívoco que será esclarecido".

 

Ao G1, ele afirmou que não está claro por que haveria algum problema com os documentos. “Isso me causa estranheza, porque ele tem documentação, ele tem passaporte brasileiro.” O atleta aposentado não está preso, salientou Queiroz, mas, sim, detido para prestar esclarecimentos.

 

Em 2015, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho teve os passaportes brasileiro e espanhol confiscados por causa de problemas com a justiça. Porém, ainda de acordo com o seu advogado, os documentos estão liberados "desde setembro/outubro" do ano passado.



 

Problemas com passaportes

 

Uma condenação por dano ambiental de Ronaldinho Gaúcho e do irmão dele na Justiça do Rio Grande do Sul levou os dois a terem os passaportes confiscados. Eles ficaram proibidos de deixar o país ou renovar os documentos até repararem os danos causados.

 

O processo foi motivado pela construção ilegal de um trapiche, com plataforma de pesca e atracadouro, na orla do Guaíba, em Porto Alegre, em uma área de preservação permanente e sem licenciamento ambiental.

 

A apreensão dos passaportes de Ronaldinho e Assis foi determinada em novembro de 2018, como forma de obrigar a família a pagar uma indenização que passava de R$ 8,5 milhões.

 

Em setembro de 2019, o ex-jogador foi nomeado embaixador do turismo brasileiro pelo governo federal mesmo tendo os passaportes retidos pela Justiça e sendo proibido de renovar os documentos.

 

Dias depois, os dois irmãos fizeram um acordo com o Ministério Público, que previa pagamento de fiança para receber de volta os documentos – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas