....
....
02/05/2020

Secretário de Saúde participa da sessão remota da Câmara de Campina Grande e presta contas sobre ações da Prefeitura


A sessão remota da Câmara Municipal de Campina Grande da última quarta-feira (29) teve como foco o debate com o secretário de Saúde do município, Felipe Reul. Durante mais de duas horas ele respondeu a todos os questionamentos feitos pelos vereadores e apresentou um relatório das ações da Prefeitura de Campina Grande no combate da Covid-19 desde o início da pandemia.

 

A participação do secretário atendeu a um pedido da CMCG. Sua presença na sessão foi através de videoconferência, assim como demais os vereadores durante as sessões remotas semanais. Somente a presidente Ivonete Ludgério e o vice-presidente, Marinaldo Cardoso, estavam presentes no plenário da Casa de Félix Araújo. Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela TV CâmaraCG, através do portal da instituição na internet e nas redes sociais.



 

Muitos dos questionamentos e sugestões apresentadas pelos vereadores já correspondem aos requerimentos que foram aprovados nas últimas sessões remotas. O secretário destacou, entre outros assuntos, a abertura do hospital de campanha na próxima segunda-feira (04). A unidade foi montada ao lado do Hospital Pedro I. Vai oferecer 67 novos leitos, divididos entre enfermaria e UTI’s, para atendimento exclusivo dos casos de Covid-19.

 

Outro assunto importante foi sobre a reabertura do comércio no Centro da cidade. O secretário afirmou que Campina Grande, de acordo com a situação que se encontra, já possui condições de reabrir o comércio, mas isto deve ser feito de forma gradual. Foram apresentadas várias propostas que já estão sendo discutidas pelo “Gabinete de Crise” e tudo deverá ser decidido após reuniões com o Governo do Estado.



 

O secretário Felipe Reul lembrou que Campina se encontra hoje numa situação relativamente confortável, em relação ao número reduzido de casos e óbitos, devido às ações pontuais tomadas pela PMCG e de forma antecipada. Além das medidas de isolamento, quarentena e adequação dos equipamentos de saúde, ele lembrou que Campina Grande foi a primeira cidade da Paraíba a adquirir testes rápidos com recursos próprios. De início foram 2 mil testes e na última semana já foram encomendados mais 6 mil.

 

A PMCG também fez a aquisição de meio milhão de máscaras com uma empresa local que estava para fechar as portas, mas depois do contrato terminou gerando mais de 200 empregos para atender a demanda. As máscaras são distribuídas gratuitamente, inclusive nas filas de bancos onde tem sido registradas aglomerações. Fora isso, a Secretaria de Saúde continua dando atenção às outras demandas, atendendo a população na saúde básica, no combate à dengue, distribuição de remédios e outros.



 

“Esse contato foi muito importante para prestar contas e informações sobre o que temos desenvolvido nesse momento. Gostaria de agradecer a presidente Ivonete e aos demais vereadores. Conduzimos o debate sem politizar os temas e estou à disposição de todos para responder qualquer questionamento futuro”, agradeceu Reul – Dirp/CMCG.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas