....
....

11/05/2020

Após atingir todas as metrópoles do Brasil em 30 dias, novo coronavírus se espalha pelo país rumo ao interior, aponta estudo


O mundo ficou pequeno para o novo coronavírus. Em um mês, a doença chegou a todas as metrópoles do Brasil e agora acelera rumo ao interior, encontrando cidades com estrutura frágil de saúde.

 

Coreaú fica no Norte do Ceará. Com 26 mil habitantes, a cidade não tinha sido atingida pelo vírus até 40 dias atrás. Nesta semana, já eram 77 casos; 19 na mesma rua.



 

A cidade tentou se prevenir, adotou o isolamento, cercou o centro e instalou um túnel de desinfecção, mas o vírus continua a avançar. O pequeno hospital de Coreaú só tem dois respiradores portáteis e casos mais graves têm de viajar 50 quilômetros até a sede da região, Sobral, que já está lotada de pacientes.

 

O caminho dos pacientes graves do interior em direção às cidades grandes é justamente o oposto da rota do vírus. Um estudo do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste cruzou dados das operadoras de celular com os casos de Covid-19 e constatou que o vírus viaja pelas estradas principais, a bordo de gente que continua a circular entre as capitais e o interior – Fantástico.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas