....
....
23/06/2020

Florianópolis volta a fechar comércio e impõe multa, após aumento de casos de covid-19 depois de relaxar isolamento


A prefeitura de Florianópolis voltou a endurecer as regras de isolamento social após aumento nos números de casos e mortes em função da Covid-19. A partir de quarta-feira (24), o uso de máscaras, que era obrigatório em alguns locais, passa a ser o obrigatório em toda a cidade. A multa caso haja descumprimento, que antes era de R$ 125, agora será de R$ 1.250. As medidas foram anunciadas na tarde desta segunda-feira (22), quando o "covidômetro", plataforma da administração municipal sobre o coronavírus, mudou a classificação da situação atual de "risco moderado" para "alto risco".

 

Com as novas regras, shoppings e galerias, academias e quadras esportivas deverão ficar fechados por pelo menos 14 dias. Nas praias, estão permitidos somente esportes aquáticos e pesca. Os restaurantes só poderão abrir das 11h às 15h, durante a semana. Nos fins de semana e período noturno, ficam autorizados apenas entrega e retirada no balcão.



 

As áreas de lazer do município, como praças, parques, e as avenidas Beira-mar Norte e Continental só poderão ser frequentadas durante a semana. Para bares e lanchonetes, as regras são funcionamento até as 18h nos dias semana. À noite -- durante a semana -- e aos fins de semana poderão entregar produtos e deixar que os clientes retirem no local.

 

"Os números que temos hoje, contratamos há 14 dias. Os números daqui a 14 dias vamos contratar hoje. Escolhemos contratar segurança e controle. Não é uma questão de 'se fecha ou não', era uma questão de quando fechar", escreveu o prefeito Gean Loureiro (sem partido) numa rede social nesta segunda.

A Capital tem 1.108 casos confirmados de coronavírus e 10 mortes, segundo o governo estadual. Mas a prefeitura contabiliza 12 óbitos, sendo que duas ainda não foram registradas pelo Estado.

 

Apesar das novas regras, fica inalterado, por ora, o funcionamento do transporte público municipal, que retornou na última semana. Nesta segunda-feira (22), o transporte intermunicipal voltou a circular em Florianópolis, seguindo uma série de restrições que são aplicadas também nos ônibus municipais.

 

Ainda segundo o prefeito, a taxa de transmissão, que no momento é de 1.3, também é considerada para a tomada dessas novas medidas. Conforme disse Loureiro em entrevista ao Jornal do Almoço desta segunda, se esse índice chegar a 2, pode haver colapso no sistema de saúde. A ocupação geral de leitos de terapia intensiva (UTI) na Grande Florianópolis está em 65% - G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas