....
....

19/07/2020

Vítima da Covid-19, morre Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmeres-PE; Diocese de Campina Grande emite Nota de Pesar


Faleceu na noite deste sábado (18/7) o bispo da Diocese de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, 57 anos, em decorrência da Covid-19. Ele assumiu o posto há seis anos. Dom Henrique estava desde o dia 4 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Memorial São José, no Recife (PE). No último dia 16, ele apresentou dificuldade para respirar e queda na oxigenação sanguínea. Por causa do quadro delicado, o religioso precisou ser entubado.

 

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo. Regressou para o Seminário de Maceió em 1990, onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.



 

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió. Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” – “Apascentar em Cristo”.

 

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação – Correio Braziliense.

 

Veja abaixo a Nota de Pesar emitida pela Diocese de Campina Grande:

 

“Entregar a vida por uma causa que vale a vida.”

(Dom Henrique Soares da Costa)

 

18 de julho de 2020

 

Neste sábado, ao recebermos a notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares, nosso coração se encheu de pesar por ser um querido irmão no episcopado, com quem convivemos aqui no Regional Nordeste II.

 

Dom Henrique deu um eloquente testemunho cristão em toda sua vida, sobretudo nestes últimos dias, quando convalescendo, confiava no seu Senhor, a quem entregou sua vida e resignado permanecia em oração.

 

Neste momento de dor e saudade, mas sobretudo de fé, nossa Diocese e eu, estamos profundamente unidos à Diocese de Palmares nas preces em sufrágio da alma deste nosso irmão, bem como pelo consolo de todos os seus diocesanos e familiares.

 

Que a Imaculada Conceição, o acolha às portas do paraíso, para desfrutar da visão beatífica preparada para os servos de Deus.

 

Dom Dulcênio Fontes de Matos

Bispo de Campina Grande

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas