A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou calendário para que
os beneficiários do Auxílio Emergencial que tiveram suas contas bloqueadas por
suspeita de fraude compareçam às agências para regularizarem o acesso. A medida
vem após mais um dia de longas filas em agências da Caixa.
De acordo com a Caixa, entre as milhares de contas cujos
acessos foram bloqueados, em 51% dos casos a medida foi por suspeita de fraude
no benefício. Nesses casos, o trabalhador deverá ir a uma agência da Caixa com
um documento de identidade para solicitar o desbloqueio. É preciso, no entanto,
seguir um calendário que tem como base o mês de nascimento do beneficiário:
Os trabalhadores que precisarem comparecer a uma agência
para fazer o desbloqueio da conta serão informados por meio do aplicativo,
através da mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma
agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”.
Suspensão por
documentação pendente
Ainda segundo a Caixa, 49% das contas que tiveram seus
acessos suspensos foram bloqueadas por inconsistências de documentação, que
podem ser resolvidas pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir
pessoalmente à agência e pode resolver pelo aplicativo.
É preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante
da documentação pedida. No menu "Liberar Acesso", o beneficiário
receberá uma mensagem dizendo "Para finalizar a validação do seu cadastro,
vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp". Em seguida, um
outra diz "Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a
palavra CADASTRO".
O link em questão deve redirecionar para uma janela do
WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos – G1.
Carlos Magno
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