Um golpe da clonagem da conta do WhatsApp está fazendo
vítimas, alerta o Procon de São Paulo. O golpe acontece da seguinte forma: uma
pessoa envia mensagem dizendo ser funcionário de site de compra, o golpista
entra em contato e pede que a vítima digite um código de seis números para
supostamente ativar um anúncio; esse código é a verificação do WhatsApp e com
ele o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.
Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os
contatos da vitima pedindo dinheiro no nome dela. Na maioria das vezes, o
infrator pede dinheiro para parentes e conhecidos, simulando alguma necessidade
urgente.
O Procon-SP alerta os consumidores para não enviar o código
de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas” no
WhatsApp: clicando em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.
De acordo com o secretário de defesa do consumidor, Fernando
Capez, os golpes pela internet e por redes sociais explodiram nesse momento de
pandemia de Covid-19. “É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a
atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números”, alerta. Caso tenha
sido vítima deste golpe, a pessoa deve entrar em contato com
support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.
Consequências dos
golpes
Segundo o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid,
os principais golpes realizados por WhatsApp envolvem o envio de mensagens com
links fraudulentos, seja para encaminhar o consumidor a uma página falsa de um
fornecedor, seja para enganar o consumidor para que este forneça o código de
acesso ao aplicativo, “oportunidade em que o golpista sequestra todos os
dados”, destaca.
“A principal consequência é o prejuízo financeiro causado ao
consumidor, no primeiro caso por comprar um produto ou serviço numa página
falsa criada por um criminoso que não realizará a entrega: no segundo por ser
vítima de extorsão para recuperar o acesso ao seu aplicativo”, completa Farid.
Ainda no caso de obter o acesso ao aplicativo do consumidor,
o golpista encaminha a todos os contatos novos links fraudulentos com o
objetivo de aumentar o número de vítimas.
Procon dá dicas para
evitar golpes:
– Não forneça dados, senhas, códigos etc.;
– Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc.
enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
-Não confie e não compartilhe links e informações dos quais
não tenha certeza da origem;
-Não preencha formulários que não estejam nos sites
oficiais;
-Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
-Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou
amigo que possa ajudar;
– Utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;
– O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia
mensagens via WhatsApp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais
oficiais – Veja.
Carlos Magno
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