....
....
30/09/2020

Ana Cláudia assina carta e garante implantar propostas do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência voltadas à inclusão e cidadania


Ao participar de reunião virtual do Fórum Paraibano de Luta da Pessoa com Deficiência “Inclusão e Cidadania”, na tarde desta segunda-feira (28), a candidata a prefeita de Campina Grande Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos-19) assinou carta compromisso contendo propostas para inclusão de pessoas com deficiência na cidade. O evento foi realizado por meio da plataforma digital Google Meet e reuniu representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto dos Cegos, Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, entre outras instituições.

 

Ao subscrever a carta "Plataforma Política de Inclusão de Pessoa com Deficiência", Ana se comprometeu a incluir, em seu plano de governo, as propostas do Fórum, além de promover um amplo diálogo com as instituições que trabalham com o tema, em especial as entidades membros do Fórum.



 

Ana Claudia fez a leitura do documento e, posteriormente, se comprometeu a construir coletivamente as políticas públicas que tornem efetivos os direitos e as demandas das pessoas com deficiência, pessoas com dificuldades de mobilidade e outras com doenças crônicas e comorbidades, incluindo seus familiares; respeitar e criar as condições para o cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência; criar uma Cidade Inclusiva a partir de planos e projetos que garantam acessibilidade e mobilidade humana; entre outros pontos. Ela ainda assumiu o compromisso de incentivar a criação da Comissão de Acessibilidade, com a implantação de um plano para ser executado a curto, médio e longo prazo, e garantir prática  do respeito as diversidades e a inclusão com igualdade de oportunidade.

 

Antes de subscrever o documento, Ana Cláudia ouviu as propostas do Fórum e garantiu que o seu plano de governo já contempla algumas delas, voltadas à inclusão e reabilitação social. A apresentação das propostas foi feita pela vice-presidente da Associação de Deficientes e Familiares (ASDEF), e Coordenadora do Fórum, Carolina Vieira dos Santos; e pela assessora técnica da Associação, Doraci Vieira.

 

Ana ressaltou que a inclusão das pessoas com deficiência, com um olhar específico e diferenciado, será uma das marcas de sua gestão. Ela disse que Campina Grande realmente precisa de um planejamento para avançar nas políticas públicas e nas demandas das 16 propostas do Fórum.



 

Sempre atenta às perguntas dos representantes das instituições, Ana observou que a política pública de saúde de Campina Grande precisa ser toda reestruturada, passando pelo fortalecimento dos PSFs, com equipe multidisciplinar, funcionando de forma plena. Além do fortalecimento da saúde na assistência básica, Ana defendeu a valorização e capacitação dos servidores de saúde com o cumprimento do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, e a realização de concurso público para preencher as demandas da área.

 

Ela aproveitou o momento para anunciar a proposta de criação do Hospital do Idoso, que vai proporcionar um atendimento digno e um olhar diferenciado para essas pessoas. A candidata do Podemos também garantiu que é sua pretensão requalificar o Sistema de Regulação de Consultas (Sisreg), que não está funcionando bem no Sistema Único de Saúde (SUS), o que tem gerado transtornos de muitos pacientes. Ana também apresentou a proposta de criação do Centro de Imagem, que permitirá a realização de exames complementares para a população e defendeu o fortalecimento dos Centros de Reabilitação e Capacitação.

 

Ainda durante a reunião virtual, Ana lembrou que, na época da gestão do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo, Campina Grande teve uma atenção especial para esse segmento da população. Nesse sentido, ela observou que todos os serviços de fisioterapia implantados no Serviço Municipal de Saúde (fechado na atual gestão) funcionavam bem, garantindo, inclusive, a reabilitação para as pessoas que precisavam utilizar equipamentos de órteses e próteses ortopédicas que auxiliam pacientes a recuperarem.

 

Durante o encontro, a coordenadora pedagógica do Instituto dos Cegos de Campina Grande, Adenise Queiroz, elogiou Ana Cláudia, que iniciou a sua apresentação se debruçando sobre a Lei Brasileira da Inclusão, e disse que é raro um gestor conhecer o tema com profundidade, como a prefeitável do Podemos demonstrou. Ao término, os membros do Fórum agradeceram a forma como Ana aceitou participar da reunião, se comprometendo, de forma sensível, a implantar as políticas que garantam a inclusão e a cidadania no município – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas