....
....
05/10/2020

Ana Cláudia visita Nutes da UEPB e garante parcerias com o órgão para expandir a tecnologia na rede de saúde de Campina


A candidata a prefeita de Campina Grande, Ana Cláudia (Podemos-19) visitou nesta sexta-feira (02) as instalações do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade  Estadual da Paraíba (UEPB), e reafirmou o seu compromisso de estabelecer parcerias na área de tecnologia entre o poder público municipal e as instituições de ensino superior instaladas na cidade.

 

Ana Cláudia, que estava acompanhada do candidato a vice prefeito, o Sargento Wellington (Democrata), foi recebida pelo coordenador do Nutes, o professor Misael Morais.



 

Na ocasião, ela conheceu detalhes dos principais projetos desenvolvidos pelo Nutes, em especial, os Laboratórios de Certificação e Engenharia de Software e de Tecnologias Tridimensionais Aplicadas à Saúde e o Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D), em funcionamento no Nutes desde 2011. Ana também visitou o local onde está sendo construído o Laboratório Fábrica (FabLab).

 

A candidata elogiou o trabalho desenvolvido  pelo Nutes nesse período de pandemia, a exemplo do desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) como os protetores faciais, distribuídos com a rede pública de saúde; bem como o ventilador pulmonar mecânico e um equipamento de videolaringoscopia, usado para facilitar a intubação de pacientes que apresentam insuficiência respiratória grave e/ou refratária, comum nos casos mais graves de pessoas com Covid-19.



 

A prefeitável enfatizou que o Nutes tem sido uma referência de casos de sucesso na área da Saúde, e por isso, é de fundamental importância a formalização de parcerias, considerando os dispositivos e equipamentos desenvolvidos pelo órgão, que poderão ser usados no tratamento eficaz de alguns problemas de saúde.

 

Ela lembrou que, recentemente, enquanto exercia o cargo de secretária de Desenvolvimento e Articulação dos Municípios (Sedam), acompanhou, na companhia do governador João Azevedo, a entrega do Centro Multiusuário de Referência em Saúde da UEPB, inaugurado no Hospital de Trauma de Campina Grande. A instalação desse equipamento dentro da unidade hospitalar foi fruto de uma parceria entre o estado e o Laboratório de Tecnologias 3D do Nutes.



 

A candidata do Podemos lembrou que Campina Grande é um polo tecnológico e, sabendo desse potencial, pretende fortalecer as parcerias com as universidades públicas e incrementar os negócios nesse mercado tecnológico. Ela enfatizou que a cidade dispõe hoje de modernos centros especializados em nível de excelência, e destacou o potencial da UEPB, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mas que, concretamente, não estão sendo aproveitados devido à falta de parcerias por parte do poder público municipal – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas