....
....

27/11/2020

Bolsonaro volta a causar polêmica ao contestar eficácia do uso de máscara na pandemia: “último tabu a cair”


Enquanto o Brasil se aproxima de uma segunda onda de contaminações e mortes pela covid-19, o presidente Jair Bolsonaro contestou a utilidade das máscaras faciais, uma das principais formas de proteção contra a doença. Nesta quinta-feira (26/11), ele sugeriu que o equipamento não é tão eficaz como método de prevenção ao novo coronavírus e que será "o último tabu a cair" em relação à pandemia.

 

"A questão da máscara, não vou falar muito porque ainda vai ter um estudo sério falando da efetividade da máscara, se ela protege 100%, 80%, 90%, 10%, 4% ou 1%. Vai chegar esse estudo. Acho que falta apenas o último tabu a cair", afirmou Bolsonaro, durante transmissão ao vivo nas suas redes sociais nesta noite.



 

Desde que contraiu e se curou da covid-19, em julho, Bolsonaro abriu mão de utilizar máscaras, contrariando as recomendações da comunidade científica sobre a importância do equipamento. O presidente, inclusive, tem viajado a diferentes regiões do Brasil e desrespeitado uma série de leis municipais e estaduais que estabelecem o uso obrigatório de máscaras em locais públicos e preveem multa para quem não respeitar a norma.

 

O mandatário ainda tem transgredido uma lei que ele próprio sancionou sobre a obrigatoriedade das máscaras. A Lei 14.019/2020 diz que é obrigatório usar máscaras para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, em vias públicas e em transportes públicos.

 

O texto ainda diz que "é obrigatório manter boca e nariz cobertos por máscara de proteção individual em veículos de transporte remunerado privado individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxis; ônibus, aeronaves ou embarcações de uso coletivo fretados; estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas" – Correio Braziliense.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas