....
....

11/12/2020

Ministro da Saúde muda discurso e diz que governo pretende vacinar toda a população contra a Covid-19 em 2021


O governo federal pretende vacinar toda a população brasileira contra a Covid-19 em 2021, disse nesta quinta-feira em entrevista à rádio Jovem Pan o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

 

"2021", disse o ministro quando indagado qual seria o prazo fixado pelo governo federal para que toda população brasileira esteja vacinada.

 

"Acreditamos que a gente chegue na metade de 2021, início do segundo semestre já com bastante cobertura", acrescentou o ministro na entrevista à emissora.



 

Pazuello também afirmou que a população terá de conviver com o coronavírus e previu que a vacinação terá de ser repetida periodicamente.

 

"Vamos ter que vacinar periodicamente. A periodicidade dessa vacina vai depender da compreensão desses resultados, dos anticorpos", acrescentou.

 

Segundo Pazuello, o ministério vai comprar a CoronaVac, candidata a vacina da chinesa Sinovac que está sendo testada no Brasil pelo Instituto Butantan, caso esteja registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tenha um preço que esteja dentro da lógica.

 

"Tem muita fumaça nessa discussão", disse o ministro, em aparente referência ao embate político envolvendo a CoronaVac e protagonizado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pelo presidente Jair Bolsonaro, que são desafetos políticos.

 

Pazuello disse que o ministério tem em vigor um memorando de entendimentos não vinculante com o Butantan, que pode levar à compra da vacina, que será produzida localmente no instituto, pela pasta.

 

"Nós nunca deixamos de fazer conversas bilaterais e acompanhamento com o Butantan", disse.

 

"Sim --em português claríssimo-- sim, vamos comprar as vacinas, caso sejam registradas e comprovadas com o preço dentro da lógica correta", assegurou – Reuters.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas