....
....
04/01/2021

Clínicas privadas do Brasil negociam a compra de 5 milhões de doses da Covaxin, a vacina da Índia contra a Covid-19


A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou que negocia com o laboratório Bharat Biotech, da Índia, a aquisição de cinco milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. A vacina indiana se chama Covaxin.

 

A expectativa do setor é de que as doses estejam disponíveis no mercado nacional já em março de 2021, num cenário otimista.

 

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, informou que já foi assinado um memorando de intenção entre a associação e o laboratório, na qual foi manifestado o interesse na compra das vacinas.



 

Nesta segunda-feira(04), representantes da associação das clínicas particulares viajam para a Índia, onde visitam o laboratório, para conhecer a capacidade de produção e seguir com as tratativas da compra.

 

A empresa indiana já realizou procedimentos junto à Anvisa para submissão contínua dos resultados da vacina, etapa necessária para o registro no Brasil.

 

A vacina Covaxin, desenvolvida pela empresa indiana Bharat Biotech, obteve, nesse sábado (2), recomendação para seu uso emergencial na Índia pelas autoridades de saúde do país.

 

A vacina, administrada em duas doses com intervalo de duas semanas entre elas, induziu um anticorpo neutralizante, provocando uma resposta imune e levando a resultados eficazes em todos os grupos de controle, sem eventos adversos graves relacionados à vacina.

 

Na última fase antes da liberação para uso emergencial, ela foi aplicada em 26 mil voluntários em 22 localidades da Índia.

 

A Bharat Biotech se comprometeu em fornecer 100 milhões de doses para o governo indiano, das 300 milhões que tem de capacidade produtiva.

 

A fábrica afirma que já tem prontas 10 milhões de doses para a aplicação em uso emergencial.

 

O presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, não soube informar quanto deve custar a dose na rede particular brasileira.

 

A tecnologia usada nesta vacina permite armazenagem em temperaturas entre 2°C e 8°C. A projeção é de que sua validade contra a Covid-19 seja de 24 meses.

 

A ABCVAC tem 200 associadas que, segundo a entidade, representam 70% do mercado privado nacional – CNN.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas