A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a
produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021. No país desde 1919, a
marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o
campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São
Paulo.
O G1 procurou a Ford para saber quantos funcionários serão
afetados pelo encerramento da produção, e aguarda retorno. Em Taubaté, ao menos
830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.
As fábricas de Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e
Taubaté (SP), que fabrica motores e transmissões, serão fechadas imediatamente,
reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda.
No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da
Troller, em Horizonte (CE). A empresa afirma que irá trabalhar em colaboração
com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da
produção".
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas
interrompidas assim que terminarem os estoques.
A partir disso, os veículos comercializados no mercado
brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina
e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Entre os próximos
modelos já confirmados pela Ford, estão os novos Transit, Ranger, Bronco e
Mustang Mach1.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul
e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para
a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e
CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao
encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos
produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.
No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis, segundo
dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com
2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de
automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.
Encerramento em São
Bernardo do Campo
Também como parte do seu plano de reestruturação global, a
Ford encerrou, em 2019, a produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP),
depois de 52 anos atuando na produção de veículos em São Bernardo do Campo. Em
outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora
São José e com a FRAM Capital.
Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o
Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões
no país. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil,
que são da área administrativa, foram mantidos.
Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais
compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às
necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no
negócio – G1.
Carlos Magno
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