....
....
22/02/2021

Pfizer não aceita condições apresentadas por Bolsonaro para vender vacinas contra a Covid-19 ao Brasil


A farmacêutica norte-americana Pfizer afirmou nesta segunda-feira (22) que não aceita as condições apresentadas pelo governo de Jair Bolsonaro para vender sua vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2 ao Brasil.

 

A declaração foi dada durante reunião entre a empresa, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.



 

Entre as negociações está o fato de que a Pfizer quer que o Ministério da Saúde se responsabilize por eventuais demandas judiciais decorrentes de efeitos adversos do imunizante, a partir do momento que o uso emergencial e temporário seja concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Outro ponto de discórdia diz respeito à decisão da empresa de pedir que qualquer litígio com o governo brasileiro seja debatido e resolvido na Câmara Arbitral de Nova York.

 

Ainda de acordo com a reportagem, a Pfizer defende também que o governo Bolsonaro renuncie à soberania de seus ativos no exterior como garantia de pagamento e constitua um fundo com valores depositados em uma conta no estrangeiro.

 

Até agora, apenas o Brasil, Argentina e Venezuela recusaram as condições da farmacêutica.

 

Esse impasse está se arrastando há meses, tendo em vista que o primeiro contato ocorreu em junho de 2020. No entanto, as negociações não evoluíram e o próprio presidente Bolsonaro chegou a criticar os termos do contrato de aquisição das vacinas anti-Covid da Pfizer.

 

No último domingo (21), inclusive, o Ministério da Saúde revelou ter pedido orientação ao Palácio do Planalto sobre como proceder para solucionar o empecilho com a Pfizer – ANSA.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas