....
....

24/02/2021

Mulher morre de Covid-19 após receber transplante de pulmão de outra mulher que estava infectada


O caso foi publicado no American Journal of Transplantation e segundo especialistas da University of Michigan School of Medicine esse pode ser o primeiro caso comprovado de Covid-19 que foi transmitido por meio de um transplante de órgão nos Estados Unidos.

 

Os médicos acreditam que foi um incidente isolado, sendo o único caso confirmado entre os quase 40 mil transplantes realizados em 2020, relata a NBC News.



 

Os pulmões do doador, que morreu após sofrer grave lesão cerebral em um acidente de trânsito, foram transplantados para uma mulher que sofria de doença pulmonar obstrutiva crônica.

 

O diretor do corpo docente, Daniel Richard Kaul, disse que as amostras de nariz e garganta coletadas de doadores e receptores deram resultado negativo para Covid-19. Dias depois da cirurgia, quando o estado de saúde do paciente piorou, os médicos, que guardaram uma amostra do fluido retirado dos pulmões do doador, testaram novamente e deu positivo para o vírus. O paciente que recebeu os pulmões morreu 61 dias após a operação.

 

O estudo, dizem os autores, ressalta a necessidade de testes mais extensos antes da cirurgia, especialmente em áreas com altas taxas de transmissão do vírus. Kaul afirma que, quando se trata de pulmão, as amostras devem ser testadas no trato respiratório inferior do doador, bem como no nariz e na garganta. O estudo também esclarece que, em geral, as transmissões virais de doadores de órgãos para receptores são raras, ocorrendo em menos de 1% dos pacientes – Istoé Dinheiro.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas