....
....
28/02/2021

Quatro novos sintomas de Covid-19 que justificam fazer um teste; veja lista com os mais comuns no Brasil


Quando fazer o teste de covid-19? Apresentar febre, tosse ou perda de paladar ou olfato leva muita gente a procurar um médico, mas, para pesquisadores britânicos, outros sintomas deveriam ser considerados neste momento. Eles estão sugerindo ao governo do Reino Unido que inclua quatro novos sintomas à lista que orienta os pedidos de exame.

 

Segundo eles, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia também deveriam ser parâmetros clínicos relevantes para o diagnóstico. Os autores da proposta acreditam que ao ampliar o rol de sintomas, seriam identificados 40% mais casos da doença.



 

Os pesquisadores estão à frente do aplicativo Zoe, uma ferramenta onde os britânicos cadastram o que estão sentindo e posteriormente compartilham se o diagnóstico para covid-19 foi ou não confirmado. O estudo é feito em parceria com a universidade King’s College London e envolve, até o momento, 120 mil participantes.

 

A equipe por trás da ferramenta esteve entre as primeiras a identificar a perda de olfato e paladar como sintomas da covid-19.

 

Com esse estudo, os pesquisadores defendem que qualquer pessoa que apresente qualquer um dos sete sintomas (febre, tosse, perda de paladar ou olfato, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia) deveria fazer o teste PCR, considerado “padrão ouro”, em que é coletada amostra do nariz ou garganta do paciente.

 

Sintomas mais comuns no Brasil

 

No Brasil, também há pesquisas sobre os sintomas mais clássicos. No ano passado, uma equipe da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) listou os 11 mais comuns entre os brasileiros. Os dados foram colhidos em um estudo que envolveu 31.869 pessoas de 133 cidades de todos os estados.

 

Na lista, apareceu um sintoma incomum que não foi considerado no estudo feito no Reino Unido – MSN Notícias.


Veja abaixo o ranking dos sintomas de covid-19 mais comuns entre os brasileiros

 

1º – Dor de cabeça

 

2º – Mudanças no olfato ou paladar

 

3º – Febre

 

4º – Tosse

 

5º – Dor no corpo

 

6 º – Dor de garganta

 

7º – Diarreia

 

8º – Dificuldade de respirar

 

9º – Tremores

 

10º – Palpitação

 

11º – Vômito

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas