....
....
31/03/2021

VEJA VÍDEO: Após 10 horas de resgate, Bombeiros de Campina Grande salvam jovens ilhados em cachoeira de Alcantil


Uma história de muita tensão e medo, mas que acabou com final feliz. Assim é o relato do que ocorreu com sete jovens frequentadores de uma igreja evangélica de Campina Grande que tiraram o dia da segunda-feira (29) para fazerem uma trilha próximo à Pedra do Altar, no município paraibano de Alcantil e que, por pouco, não perderam a vida.

 

O relato foi feito pelo Sargento Wellington Silva, que também participou da operação de resgate, em suas redes sociais; e também está registrado no próprio perfil do Corpo de Bombeiros de Campina Grande no Instagram.

 

Segundo os relatos, os jovens estavam na cachoeira, que fica no leito do Rio Paraíba, em um local de difícil acesso, quando foram surpreendidos por um fenômeno conhecido como “cabeça d’água”, que é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso, conforme publicou o perfil do Corpo de Bombeiros. A rápida elevação do nível da água e a forte correnteza impossibilitaram os jovens de retornar à margem.



 

Wellington contou que, na hora em que veio a tromba d’água, dois dos jovens, com muito esforço, conseguiram vencer a força e o nível da água e chegaram à margem, enquanto os outros cinco subiram em uma pedra, no meio da cachoeira, e ficaram ilhados, no meio da forte correnteza. A tensão e o medo vieram quando os jovens perceberam que o nível da água só subia e que, em pouco tempo, eles poderiam ficar submersos, sem poder vencer a força da água para chegar à margem. “Os dois que conseguiram sair solicitaram o apoio do Corpo de Bombeiros para que fosse realizado o resgate”, relata o Sargento Wellington.

 

“Uma guarnição de Busca e Salvamento deslocou- se ao local, contudo devido à dificuldade da ação, necessitou de apoio na operação de resgate. O Tenente Coronel Jean Benício, Comandante do 2⁰ CRBM, deslocou-se com uma segunda equipe de salvamento, com militares da Força Regional, encaminhando mais suporte humano e logístico para a operação de resgatar os jovens. Foram utilizados equipamentos específicos de Salvamento Aquático e Terrestre para o êxito da missão”, diz o relato postado no perfil do Corpo de Bombeiros.

 

“Chegando ao local, circuitos com cordas e equipamentos foram montados para a garantia da travessia, realizando assim o resgate dos jovens. Ambulâncias do 2⁰ Batalhão e do SAMU do município de Alcantil foram acionadas para oferecer suporte médico as vítimas. Ao final, os jovens foram entregues aos seus familiares que estavam em situação de desespero. A missão que deu início por volta das 18h foi concluída às 04h da manhã do dia seguinte em virtude das dificuldades de acesso e das fortes correntezas do Rio Paraíba. A população agradeceu e enalteceu as ações do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) por mais uma missão cumprida”, complementa o relato.

 

O Sargento Wellington agradeceu a Deus pelo sucesso no resgate e disse que os militares do Corpo de Bombeiros foram usados como instrumento divino para salvar os jovens. “Estive no local para levar mantimentos e agasalhos junto com outros amigos dos trilheiros. O local era de difícil acesso. Foi uma caminhada de aproximadamente vinte minutos de onde deixamos os carros até as margens do rio onde estava sendo realizado o regate. Deus usou, como seu instrumento, os militares do Corpo de Bombeiros para resgatar aqueles jovens que saíram ilesos”.

 

Sargento Wellington fez questão de registrar que o Coronel Jean, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, participou do resgate, sendo ele um dos últimos homens a sair da água após o salvamento, já por volta das 4h da manhã da terça-feira. “Participaram o Tenente Clemilton, 2º Sargento Miquéias, 3º Sargento Mateus, Cabo Marcela, Cabo Rei, Cabo Jerônimo, Cabo Dijarcy. Como também os alunos do curso de formação de soldados Oliveira Lima e Hélio”, relatou o Sargento Wellington.

 

Para ver o vídeo, CLIQUE AQUI

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas