....
....

02/04/2021

Segunda, terça e quarta tem lives com especialistas lembrando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo na Paraíba


Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e da Tecnologia (SEECT), promoverá uma programação especialmente elaborada para simbolizar a luta das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

De 5 a 7 de abril, a programação composta por três Lives transmitidas pelo canal do youtube, /funadparaiba girará em tornoo do tema deste ano: #Respectro: Respeito ao Espectro, uma forma de engajar e celebrar esta causa. “Este dia é muito importante no sentido de chamar a atenção da sociedade em nível mundial sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas, garantir acessibilidade dessas pessoas em todos os espaços da vida social e, sobretudo, entender essas pessoas; derrubando barreiras e preconceitos para que a sociedade os acolha com dignidade”, enfatizou a presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Simone Jordão.



 

Na Paraíba, a programação articulada por órgãos do Governo que já trabalham com esse segmento populacional reafirma o compromisso de quem vem ampliando os serviços. A Funad, Instituição reconhecida por trabalhos desenvolvidos para a pessoa com deficiência, tem prestado um atendimento eficiente, por meio de profissionais competentes e qualificados, a mais de 400 pessoas diagnosticadas com TEA. Em novembro de 2020, o Governo da Paraíba inaugurou o Centro de Atendimento ao Autista, localizado no bairro do Varjão, em João Pessoa. Mesmo em tempos de pandemia, os trabalhos continuam de maneira remota, garantindo a continuidade do acesso aos serviços terapêuticos, visando à autonomia de cada usuário.

 

Sobre o Centro de Atendimento ao Autista, o secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destacou: “Um serviço pioneiro no Nordeste e que está virando uma referência no Brasil. Por isso é fundamental que divulguemos, e mais, que essa iniciativa possa ser replicada em outros municípios fortalecendo essa rede na Paraíba. Também com o apoio do Governo Federal e das Prefeituras vamos fortalecer essa luta, essa pauta e as famílias que enfrentam essa realidade no dia a dia. Uma realidade que é difícil, mas que pode ser atravessada com consistência e ações importantes a partir do apoio e do olhar generoso do poder público”, enfatizou – Secom-PB.

 

Programação Semana da Pessoa Autista:

 

Data: 05/04/2021 (segunda-feira) às 15h

LIVE #1  - Tema: Abertura da Semana da Pessoa Autista no Estado da Paraíba

Participantes:

Tibério Limeira - Secretário de Estado do Desenvolvimento Humano;

Hélio Soares da Silva - Gerente Operacional de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde;

Simone Jordão Almeida - Presidente da Funad;

Maria Helena Rangel - Assessora de Comunicação da Funad e mediadora

Canal: youtube.com/funadparaiba

 

Data: 06/04/2021 (terça-feira) às 15h

LIVE #2  - Tema: Redes de Atendimento à Pessoas com TEA no Estado da Paraíba

Participantes:

Alice Cristina Silva –  Coordenadora de Educação Integrada (Codei/Funad);

Camila Carneiro – Coordenadora do Centro de Atendimento ao Autista - Varjão (CAA);

Edhanne Elias Camboim  - Chefe do Núcleo Técnico do Centro Especializado em Reabilitação de Sousa - PB (CER IV);

Siudete Costa Dias - Coordenadora do Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência de Campina Grande (NADPD);

Hélio Soares - Mediador da Live

Canal: youtube.com/funadparaiba   

 

Data: 07/04/2021 (quarta-feira) às 15h

LIVE #3  - Tema: Manejo comportamental de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)  

Convidadas:

- Érika Patrícia de Oliveira Gonçalves: Psicóloga (Atendimento Clínico), Pós–graduada em Estratégia de Saúde da Família, Terapeuta ABA com Formação na área do TEA e  Assessora técnica da FUNAD.

Janielly Pontes: Assistente Social e Gestora da Coordenadoria de Educação Integrada (CODEI/Autismo) e mediadora.

 Canal: youtube.com/funadparaiba

Secom-PB

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas