....
....
14/05/2021

Internado para tratamento de câncer, Bruno Covas tem quadro “considerado irreversível”, diz equipe médica


O prefeito Bruno Covas (PSDB) está internado no Hospital Sírio-Libanês desde o início do mês. De acordo com boletim médico divulgado nesta sexta-feira (14), o estado de Covas é "considerado irreversível".

 

O tucano está acompanhado da família no quarto do hospital. "O prefeito segue [...] recebendo medicamentos analgésicos e sedativos", diz a nota, assinada pela equipe médica.



 

No dia 3 de maio Covas teve um sangramento no estômago, chegou a ser enviado para a UTI e intubado. Depois apresentou melhora e foi extubado, com quadro considerado estável. No dia 6 um novo sangramento foi identificado no estômago, mas em menor gravidade.

 

Desde então o tucano não deixou o Sírio-Libanês e passou a receber visitas de aliados no quarto do hospital. No dia 2 ele pediu licença de 30 dias da prefeitura de São Paulo para cuidar da saúde e, deste então, Ricardo Nunes (MDB) assumiu o Executivo paulistano.

 

Histórico

 

Bruno Covas faz tratamento contra um câncer desde outubro de 2019, quando ele foi diagnosticado com adenocarcinoma, um tipo de câncer na região de transição do esôfago para o estômago, além de uma metástase no fígado e uma lesão nos linfonodos. Após o diagnóstico, ele iniciou um tratamento de quatro meses de quimioterapia.

 

Em fevereiro do ano passado, exames demonstraram regressão da lesão esôfago-gástrica e da lesão hepática, mas uma biópsia detectou que o câncer nos linfonodos ainda persistia e os médicos decidiram então iniciar uma nova fase de tratamento, baseado em imunoterapia, uma estratégia que permite ao próprio sistema imune do paciente combater a doença.

 

Exames feitos pelo prefeito em abril de 2020 demonstraram controle da lesão em linfonodos. Já neste ano, em fevereiro, Covas passou por um novo tratamento quimioterápico após os médicos descobrirem um novo nódulo no fígado. E em meados de abril, exames de controle demonstraram novos pontos da doença no fígado e nos ossos.

 

Com isso, os médicos decidiram dar continuidade ao tratamento com quimioterapia, além de imunoterapia. No dia 27 de abril, ele recebeu alta do hospital. Mas voltou a ser internado no dia 3 de maio – Veja São Paulo.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas