....
....
16/05/2021

VEJA VÍDEO: Carro explode após homem usar álcool em gel nas mãos e acender cigarro dentro do veículo


Um carro explodiu depois que o motorista usou álcool em gel nas mãos e fumou um cigarro dentro do veículo. O caso aconteceu em um estacionamento em Washington, nos Estados Unidos. Veja o vídeo clicando no link disponibilizado no final desta matéria.

 

O homem conseguiu sair do veículo a tempo e teve apenas ferimentos leves. Segundo as autoridades, a combinação de álcool em gel para as mãos e um cigarro aceso pode ser perigosa em um ambiente sem ventilação — como um carro.



 

Isso porque o álcool em gel, uma das substâncias recomendadas para combater o avanço da pandemia da Covid-19, é um líquido altamente inflamável e que provoca uma chama é invisível.

 

O Capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Palumbo, falou à CNN sobre os perigos da substância e deu dicas sobre a melhor maneira de usá-la com segurança.

 

Cuidados ao usar álcool em gel

 

Segundo Palumbo, o Corpo de Bombeiros registrou em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2019, um aumento no número de incêndios em residências.

 

Em algumas das ocorrências, foi citado o uso do álcool, seja em gel ou líquido, e informa um cuidado básico: após aplicar a substância, é preciso esperar um tempo para que ela evapore.

 

“A viscosidade do álcool em gel faz com que ele tenha uma evaporação mais lenta, e no momento em que se aplica há uma superfície inflamável no entorno das mãos, quando está em fase líquida. E esse é o resultado que você precisa para que aconteça a antissepsia. A evaporação mais lenta, vai fazer a extinção do vírus [nas mãos]. É preciso cuidado, porque neste momento, não podemos encostar em nenhuma fonte de calor”, explicou.

 

Afastado do fogão, churrasqueira e cigarro

 

Assim que se aplica o álcool em gel nas mãos e o produto ainda tiver o aspecto molhado, é preciso ficar afastado do fogão, da churrasqueira e do cigarro, por exemplo, a fim de evitar o alto risco de queimaduras.

 

À CNN, o capitão chamou a atenção para a característica invisível da chama.“O álcool em contato com o oxigênio faz uma queima quase que completa. As pessoas não enxergam a chama, e só vão perceber na hora que se queimarem” – CNN.


Para ver o vídeo, CLIQUE AQUI

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas