....
....

14/06/2021

Vacina da Janssen com prazo de validade próximo do fim atrasa e não deve chegar mais nesta terça ao Brasil


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (14) que os 3 milhões de doses da Janssen devem chegar ao Brasil na quarta-feira (16). O ministro deu a declaração em Brasília depois e uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. "Ainda não sei detalhes. Mas quarta deve chegar", disse Queiroga.

 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a entrega não ocorrerá na terça-feira (15), como anunciado anteriormente. "A pasta aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas", informou a pasta em nota.



Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

 

A farmacêutica diz que continua em negociação com o governo federal. "Seguimos dialogando com o Ministério da Saúde e outras autoridades locais com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes. Compartilharemos novas informações assim que houver atualizações", informou a farmacêutica.

 

Envio autorizado e validade

 

O envio das doses dependia de autorização da agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA. A permissão foi concedida no sábado (12). Na quinta-feira (10) a Johnson & Johnson, responsável pela farmacêutica Janssen, anunciou que a FDA aumentou de três para quatro meses e meio o prazo de validade da vacina contra Covid-19 da Janssen.

 

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas para as capitais por conta da logística e têm validade inicialmente até o dia 27 de junho, mas a Anvisa estuda prorrogar esse prazo, acompanhando a FDA. O novo prazo de validade deve ser ampliado até 8 de agosto.

 

Como este imunizante é aplicado em dose única, uma aplicação da vacina da Janssen equivale a duas doses das demais vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas