....
....

08/07/2021

Secretária Ana Cláudia visita Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência em Campina Grande


A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), juntamente com o Secretário Executivo da Sedam, Galego do Leite, Dr. Valdé Silveira, Coordenador de Gestão estadual e os vereadores Anderson Almeida, Jô Oliveira e Valéria Aragão, visitou na manhã desta segunda-feira, 05, o Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADPD), serviço importantíssimo que foi inaugurado pelo Governador João Azevêdo em novembro do ano passado, nas dependências do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

 

O espaço é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e a Fundação Centro de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), contemplando a população da Rainha da Borborema e região que necessita do diagnóstico e de laudo médico, com avaliação de uma equipe multidisciplinar, para ter acesso a diversas políticas públicas.



Foto: Divulgação/Assessoria

 

O Serviço realiza diagnóstico e emissão de laudos, acesso a consultas para algumas especialidades e apoio no acompanhamento das pessoas com deficiência. A pessoa com deficiência, para poder acessar as políticas públicas, como inclusão no mercado de trabalho, saúde, educação, benefícios assistenciais, previdenciários e de outras áreas, necessita do diagnostico da deficiência e acesso ao laudo médico com avaliação de uma equipe multidisciplinar.

 

No núcleo, a equipe multidisciplinar que realiza os atendimentos é composta por fisioterapeutas, ortopedistas, oftalmologistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, técnicos de enfermagem, neurologistas, assistentes sociais, clínicos gerais e intensivistas, dentre outros.

 

O atendimento pode ser agendado no Sine Estadual, que fica localizado na Rua Raimundo Nonato de Araújo, S/N, no bairro do Catolé, vizinho à Central de Polícia (telefone 83- 99691-0550), de segunda a quinta-feira, das 8 às 13h. Ao comparecer para a consulta, o paciente deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF, foto 3/4, comprovante de residência, exames (de acordo com a deficiência), laudo médico (caso tenha) e cartão do SUS.

 

Até a presente data mais de 900 pessoas já foram atendidas no Núcleo.

 

Recepcionaram a Secretária e os vereadores, Dr. Sebastião Viana - Diretor Técnico do Hospital de Trauma, Dr. Johny Bezerra - Diretor do Hospital de Clínicas do Estado da Paraíba, Thiago Gomes, o Diretor Administrativo do Trauma - Pedro Segundo, como também a Coordenadora do Núcleo, Siudete Costa.

 

Tanto a Secretária Ana Cláudia, os técnicos do Governo e também os vereadores ficaram encantados com o atendimento desenvolvido no Núcleo e com a equipe que está à disposição das pessoas.

 

“São profissionais capacitados, uma equipe multidisciplinar, que atende a todas e todos, indistintamente, com muito esmero e carinho, possibilitando, assim, que as pessoas com deficiência tenham acesso ao que lhes é garantido em lei”,  afirmou a Secretária.

 

Ana Cláudia também destacou que o local é apropriado porque facilita o acesso dos pacientes a qualquer outra intercorrência. “Nós estamos dentro de um hospital e isso facilita o acesso aos especialistas, tendo em vista que o Hospital de Trauma tem todas as especialidades disponíveis 24 horas por dia”, destacou.

 

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre as atividades do Núcleo basta acessar a rede social (CLIQUE AQUI) - Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas