....
....

18/07/2021

Paraíba deve avançar esta semana com aplicação de 1ª dose, após distribuição de 270 mil doses de vacina Astrazeneca


A vacinação contra a Covid-19 deve apresentar um avanço considerável nesta semana, após a distribuição, na última sexta-feira (16), de 269.990 doses da vacina Astrazeneca para todos os 223 municípios paraibanos. A saída dos imunizantes foi acompanhada de perto pelo governador João Azevêdo, na sede a Secretaria Estadual de Saúde – SES, em João Pessoa.

 

Esta foi a maior distribuição de vacinas para a primeira dose no estado e segundo a SES, será fundamental para ampliar o número de paraibanos protegidos contra o novo coronavírus e suas variantes.



Foto: Francisco França/Secom-PB

 

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da decisão levada pela Secretaria de Saúde da Paraíba à Comissão Intergestores Bipartide (CIB). “Essa é uma ação essencial para o momento que estamos vivendo porque a primeira dose da vacina Astrazeneca já dá uma grande proteção e fazer com que mais paraibanos tenham acesso à vacinação fará com que a gente aumente a faixa populacional protegida, diminua a transmissibilidade da doença, de internações e de óbitos”, frisou.

 

Ele também ressaltou o esforço conjunto para assegurar e agilizar a imunização dos paraibanos. “Nós estamos trabalhando diuturnamente para que as vacinas cheguem rapidamente nos braços dos paraibanos. A segunda dose também está garantida e todos também irão receber dentro do prazo previsto”, acrescentou.

 

A saída das vacinas da SES também foi acompanhada pelos secretários estaduais Geraldo Medeiros e Renata Nóbrega e pelos secretários de Saúde de João Pessoa e de Campina Grande, Fábio Rocha e Felipe Reul, respectivamente.

 

De acordo com boletim da SES, a Paraíba já aplicou 2.097.968 doses das vacinas contra a Covid-19, das quais 1.489.063 são da primeira dose e 608.905 da segunda dose.

 

O avanço da vacinação tem resultado na diminuição de internações em todas as macrorregiões de saúde do estado. Na região polarizada pela Grande João Pessoa, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 31%; em Campina Grande, 37%; e no Sertão, 46%. A ocupação de leitos de enfermaria é de 28% em todo o estado – com informações da Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas