....
....
10/08/2021

AMA Campina Grande informa famílias sobre inclusão de autistas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19


O Instituto Brenda Pinheiro – IBP – através do projeto AMA – Amigos do Autista, de Campina Grande, está informando às famílias atendidas pela entidade e demais famílias de indivíduos com autismo de Campina Grande e região que o Governo Federal incluiu crianças e adolescentes com deficiência permanente (incluindo autistas), com comorbidade ou privados de liberdade no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, “conforme se obtenha registro ou autorização de uso emergencial de vacinas no Brasil para pessoas com menos de 18 anos de idade”.

 

Também foram incluídas nos grupos prioritários, de forma definitiva, gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade. A alteração na Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação já foi, inclusive, publicada no Diário Oficial da União.



Foto: Divulgação/IBP-AMA

 

A inclusão foi motivada por uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinava ao Ministério da Saúde a análise da inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI). Mendes argumentou que, diante da existência de adolescentes com comorbidades e da adequação da vacina da Pfizer a esse público, não faria sentido limitar a vacinação apenas a maiores de idade.

 

A vacina contra a covid-19 da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo no Brasil. Em junho, o imunizante da farmacêutica americana contra o novo coronavírus, primeiro a ter registro definitivo no Brasil, obteve o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em grupos com 12 anos de idade ou mais.



Foto: Divulgação/IBP-AMA

 

Segundo informações da Agência Brasil, no último dia 27 de julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que assim que for concluída a vacinação de maiores de 18 anos, o Brasil iniciará a vacinação de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos.

 

Quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado pelo IBP – AMA poderá agendar uma visita. A entidade fica na Rua José do Ó, 169, no bairro do Alto Branco, em Campina Grande. O telefone para contato, informações e agendamento é o (83) 3063-3001. Visite o Instagram (@institutobp) – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas