....
....

01/09/2021

Pesquisa mostra novo crescimento de Lula, que venceria 1º turno das eleições em qualquer cenário


A pesquisa Genial/Quaest, divulgada na manhã desta quarta-feira (1º), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria o primeiro turno da eleição para Presidente da República de 2022 em todos os cenários analisados. O estudo foi feito entre os dias 26 e 29 de agosto.

 

Para o primeiro turno, foram imaginadas cinco possibilidades, nas quais o ex-presidente teve uma variação de 44% a 47% dos votos. Enquanto isso, seu maior rival, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), obtém entre 25% e 26% das urnas.



Foto: Reprodução/Instagram

 

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a razão pela qual os entrevistados votariam nos candidatos. Por mais que haja a impressão de que o petista voltaria à Presidência da República por recusa ao atual presidente, os números mostram que 59% de seus votos se dão pela gestão, enquanto apenas 8% votariam em Lula por anti-bolsonarismo.

 

No segundo turno, os números mostram seis cenários fictícios, nos quais estariam presentes nas análises possíveis presidenciáveis como o governador de São Paulo João Doria (PSDB), o presidente do senado Rodrigo Pacheco (DEM) e o ex-ministro, deputado e governador Ciro Gomes (PDT).

 

Em um segundo turno com Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 55% a 30%. Contra Ciro, também seria eleito, com 52% dos votos a 25%. Caso a disputa do ex-presidente fosse contra Doria, a vitória se daria por 56% a 18%. A hipótese mais discrepante seria um 58% a 14% contra Pacheco.

 

Já Bolsonaro venceria apenas em uma ocasião. Se o atual presidente concorresse contra o presidente do Senado no segundo turno, ele seria eleito com 36% dos votos, 3% a mais que seu possível adversário. Contra Ciro, ele perderia por 45% a 33%.

 

Como as análises do segundo turno foram baseadas nos resultados das entrevistas para o primeiro turno, não houve a comparação entre Doria e Bolsonaro – TV Cultura.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas