....
....

28/12/2021

Saúde entrega Plano Estadual de Saúde 2020-2023 e presta contas das ações já realizadas na Paraíba


O governador João Azevêdo recebeu, durante reunião de prestação de contas das ações da Saúde, nesta terça-feira (28), o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 (PES). O documento foi elaborado pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) e é o instrumento central de planejamento para o período compreendido entre 2020 e 2023. Nele está sistematizado um conjunto de proposições do Governo do Estado na área da saúde, com apresentação das intenções e dos resultados a serem alcançados, expressos em diretrizes, objetivos, metas e indicadores.

 

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do exercício 2021 e as ações propostas ou com prazo de conclusão previsto para o ano de 2022. Foi colocado em destaque o investimento de R$ 1,4 bilhão para a Saúde no último ano, o que tem possibilitado a ampliação da oferta de serviços para a população e regionalização do atendimento, com o objetivo de proporcionar para os cidadãos uma assistência adequada dentro de sua própria região, sem a necessidade de grandes deslocamentos.



Foto: José Marques/Secom-PB

 

Na abertura do evento, o governador João Azevêdo agradeceu o empenho dos profissionais e reforçou o compromisso da gestão com a saúde dos paraibanos. “Como cidadão, tenho muita gratidão a todos vocês que tanto se dedicaram durante esse período de pandemia. Não podemos deixar de lembrar que, mesmo enfrentando todas as dificuldades, continuamos avançando, tivemos expansão dos serviços prestados, melhorias nas estruturas físicas e uma importante e necessária aquisição de equipamentos”.

 

O chefe do poder executivo estadual lembrou ainda da grande conquista, que é o fim dos trabalhadores codificados. “Uma situação vergonhosa que vinha se arrastando por décadas e na qual colocamos um ponto final, regularizando todos os profissionais que tanto têm contribuído com nosso estado”.



Foto: José Marques/Secom-PB

 

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, mencionou a importância do PES para nortear as ações com base na análise da situação de saúde do estado da Paraíba, necessidades da população e da gestão do SUS. “Entregamos ao Governador o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 e mostramos também as ações que já foram executadas ao longo dos anos 2020/2021. Nesse contexto, eu destaco o sucesso do Opera Paraíba, que já ultrapassou a marca prevista de 12 mil cirurgias e a entrega de três hemodinâmicas para atender as 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde, evitando a sobrecarga do Hospital Metropolitano e proporcionando mais agilidade no atendimento dos pacientes daquelas localidades”.

 

Outros projetos evidenciados foram a aprovação do Mestrado em Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) em parceria com a UEPB, que será iniciada em 2022; o investimento em equipamentos para diagnóstico por imagem para todas as regiões; a ampliação da rede de bancos de leite no estado; o início das obras do Hospital da Mulher, em João Pessoa e do Hospital de Clínicas, em Campina Grande, além da implantação do Complexo de Atendimento Avançado no Trauma do Idoso.



Foto: José Marques/Secom-PB

 

A reunião aconteceu na Sala de Concertos do Espaço Cultural José Lins do Rêgo e contou com a presença dos secretários de Saúde da Paraíba, diretores de hospitais e gerências regionais e executivas de Saúde – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas