....
....

22/04/2022

Em Sousa, Veneziano defende conjunto de ações para aproveitar águas do São Francisco em favor do desenvolvimento da Paraíba


O Senador, Vice-presidente do Senado Federal e pré-candidato a governador da Paraíba, Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) participou na tarde e noite desta quarta-feira (20) de um seminário promovido pela Fundação Ulysses Guimarães. O encontro foi realizado na sede da OAB da cidade de Sousa.

 

O Seminário “Águas do Rio São Francisco: Desafios e Soluções”, aberto pelo presidente da FUG na Paraíba, André Gadelha, foi o primeiro encontro de uma série de 15 eventos, que terão o objetivo de debater um efetivo aproveitamento das águas advindas da transposição em favor da Paraíba.



Foto: Divulgação

 

Durante o seminário, Veneziano destacou o enorme potencial que as águas do São Francisco estão proporcionando à Paraíba mas que, infelizmente, não vem sendo aproveitado pelo Governo do Estado. “A Paraíba tem capacidade e potencialidades que precisam ser desbravadas. O sentimento e a percepção atual mostram que temos uma gestão pública que não aproveita essa realidade”.

 

Ainda de acordo com Veneziano, os paraibanos não vislumbram, na atual gestão estadual, a disposição de realizar ações eficazes em favor das regiões do estado. “Não houve nem está havendo essa disposição política para realizar ou consertar aquilo que está sendo mal conduzido ou das iniciativas que não se permitiram ser postas em prática”.

 

Segundo Veneziano, não é concebível que após cinco anos da chegada das águas da transposição pelo Eixo Leste, o governo continue inerte em relação a políticas de aproveitamento deste recurso tão esperado e tão importante para o desenvolvimento regional.



Foto: Divulgação

 

“É lastimável perceber que, após cinco anos de sua chegada, as águas do São Francisco, tão almejadas por todos nós, não estejam sendo aproveitadas. Como se justifica isso, que o estado não tenha planejado um uso equilibrado e numa relação sustentável entre homem e meio ambiente?”, questionou Veneziano.

 

Segundo ele, é preciso aproveitar este “momento incomum” o mais rápido possível. E é justamente para isso que se propõem os 15 seminários promovidos pela Fundação Ulysses Guimarães: formatar um conjunto de propostas e ações que preencham esta lacuna administrativa deixada pela atual gestão.

 

Este objetivo também foi reafirmado pelo presidente da FUG, André Gadelha, ao final deste primeiro encontro. “Vamos compor este documento, com as sugestões colhidas em todas as 15 edições deste seminário, o que irá enriquecer muito o Plano de Ações que Veneziano vai apresentar aos paraibanos e que será um norte para a retomada do desenvolvimentista Paraíba”.

 

Além de técnicos de órgãos ligados ao tema central do evento e de representantes de entidades da sociedade civil de Sousa, participaram do encontro os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-gestores, lideranças políticas e caravanas que vieram de diversas cidades da região – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas