....
....

07/05/2022

Bolsonaro diz que vai contratar auditoria para acompanhar eleição no Brasil: “quero garantir a eleição do Lula”


O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nesta quinta-feira (5/5), durante sua live semanal, que as “Forças Armadas não vão apenas participar como espectadores das eleições” deste ano. O chefe do Executivo afirmou, ainda, que "essas não estão se metendo, mas foram convidadas, e que são muito zelosas”.

 

O presidente da República anunciou que irá contratar uma empresa de auditoria para verificar o sistema eleitoral e que a manobra está dentro da legislação.



Foto: Reprodução/Facebook

 

“Essa auditoria não vai ser feita após as eleições, uma vez contratada, a empresa já começa a trabalhar.”

 

Em outro momento, ele destacou: “Antes das eleições, ela pode daqui a 30, 40 dias, chegar à conclusão de que, dado a documentação que tem na mão, dado o que já foi feito até o momento, para melhor termos umas eleições livres de qualquer suspeita de ingerência externa, ela pode falar que é impossível auditar e não aceitar fazer o trabalho. Olha a que ponto nós vamos chegar.”

 

De acordo com Bolsonaro, é o momento para o TSE “mostrar para o mundo, através dessa empresa de auditoria, que nós temos o sistema mais confiável do mundo no tocável das eleições.” Ele ainda citou que apenas Bangladesh e Butão fazem eleições com o mesmo sistema eleitoral.

 

Ao fim, ele ironizou: “Já que as pesquisas dizem que o Sr .Lula tem 40%, o Lula vai ganhar. Então quero garantir a eleição do Lula com esse processo aqui.”

 

As falas de Bolsonaro causaram preocupação até da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, que teria aconselhado integrantes do governo a pedirem ao presidente que pare de levantar dúvidas sobre a integridade do sistema eleitoral do Brasil.

 

Em concordância com as declarações, veio a público que as Forças Armadas acionaram o TSE 88 vezes sobre eleições, A lista de questionamentos apresentados pelos militares inclui questões sobre o teste de integridade das urnas eletrônicas, o nível de confiança nos sistemas de votação e apuração dos votos, a solicitação de documentos, listagens, relatórios e outras informações sobre as políticas do tribunal, o funcionamento das urnas e propostas de aperfeiçoamento de transparência – EM.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas