....
....
19/05/2022

INFORME PUBLICITÁRIO: Boa Vista é premiada na III Mostra Paraíba Aqui tem SUS, realizada em João Pessoa


O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) realizaram nesta quinta (12) na cidade de João Pessoa a III Mostra Paraíba Aqui tem SUS e reuniu dezenas de gestores e técnicos em um espaço de troca de experiências sobre gestão e organização de serviços de saúde. Foram classificados 60 trabalhos municipais e estaduais e, entre eles, Boa Vista teve dois apresentados durante a programação do dia e levou a premiação na modalidade 1 com o título “Aqui o SUS acontece: Implementação do Núcleo de Atenção Integral à Saúde Mental”.

 

O trabalho foi apresentado pelo musicoterapeuta Jardiel Araújo e tem como tema a história do NAISM, um serviço especializado em saúde mental em Boa Vista, custeado com recursos próprios que foi idealizado em 2017 pela primeira-dama Carol Gomes e vem sendo destaque no país inteiro ao longo desses anos pela abordagem multiprofissional e completa de atendimentos no município. Um segundo trabalho também foi apresentado na Mostra, tendo como título “A Musicoterapia na Intervenção Precoce para redução de danos causados pelo distanciamento social”.



Foto: Divulgação

 

“Como idealizadora do NAISM tendo a ideia abraçada prontamente por outras pessoas que verdadeiramente acreditam em pessoas, sinto-me extremamente emocionada por tal reconhecimento e por saber que Boa Vista atualmente sente, de forma prática, os avanços na saúde mental da sua população” afirmou Carol Gomes sobre a premiação no evento.

 

A III Mostra Paraíba Aqui tem SUS teve como objetivo a troca de experiências e reflexões sobre gestão e organização de serviços de saúde, estimular, fortalecer e divulgar ações do COSEMS-PB e da estratégia de apoio à gestão municipal, com vista ao fortalecimento do SUS na Paraíba.



Foto: Divulgação

 

A Secretária Municipal de Saúde de Boa Vista, Luisa Porto, também esteve no evento representando o compromisso da gestão em ampliar e melhorar o serviço de saúde mental do município. Nos próximos meses será entregue uma nova sede para o NAISM que está sendo construída para atender a demanda de espaço de qualidade dos serviços.

Atualmente, além do médico psiquiatra o serviço de saúde mental de Boa Vista conta com uma equipe especializada e multidisciplinar no atendimento a crianças, jovens, adultos e idosos com acompanhamentos individuais e em grupo de arteterapia, musicoterapia, psicologia, fono, enfermagem, psicomotricidade e psicopedagogia – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas