....
....

19/05/2022

Sabia que o INSS pode pagar R$ 1.212 para crianças e adolescentes? Conheça o BPC e veja se você tem direito


O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa social do governo que paga um salário mínimo (R$ 1.212) por mês à pessoa com deficiência de qualquer idade, como crianças e adolescentes. Ele também atende ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos.

 

No caso de crianças e adolescentes com deficiência, a condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos dois anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade.



Foto: José Cruz/Agência Brasil

 

Para receber o benefício, a criança ou o adolescente, assim como a sua família, deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). “Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado”, alerta o Ministério da Cidadania.

 

O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS” (CLIQUE AQUI) e nas Agências da Previdência Social (APS).

 

O cidadão também pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para tirar dúvidas sobre os critérios de acesso ao benefício – Istoé Dinheiro.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas