Um incidente ocorrido na tarde desta segunda-feira (30)
durante procedimento de pouso de uma aeronave da Azul Linhas Aéreas procedente
do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, para o Aeroporto
Presidente João Suassuna, em Campina Grande, levou a companhia a cancelar o voo
da tarde que retornaria à capital pernambucana.
No momento em que a aeronave pousou, houve um toque brusco
no solo, o que causou o estouro de um dos pneus do trem de pouso. O incidente
não causou ferimentos em qualquer membro da tripulação ou passageiros, que desembarcam
normalmente.
Foto: Reprodução
Pouco tempo depois os funcionários da companhia informaram o
ocorrido aos passageiros que já estavam na área de embarque do Aeroporto de
Campina Grande, a maioria para fazer conexões em Recife e seguir para outros
aeroportos do Brasil e até do exterior.
A informação inicial dava conta de que haveria a troca do pneu
avariado e que, em seguida, a aeronave decolaria com os passageiros, havendo
apenas atraso em relação ao horário de embarque, que das 13h40 passou para as
15h. Porém, mesmo com a troca, a decolagem ficou na dependência de uma
avaliação técnica por parte da engenharia da Azul e dos técnicos do Aeroporto
de Campina Grande, atrasando mais ainda o embarque dos passageiros.
A dúvida pairava em relação ao pneu que, no trem de pouso,
estava ao lado do que estourou, pois este poderia ter sido avariado também, em
função da carga que teve que suportar, até o final do procedimento de pouso.
Enquanto isso, os funcionários da Azul serviam água e tentavam tranquilizar os
passageiros que estavam à espera de informações.
Por volta das 18h os técnicos chegaram à conclusão de que,
por prudência, a decolagem não seria autorizada e o voo foi cancelado.
Remoção de ônibus – Alguns
passageiros com conexões foram transportados para Recife em ônibus fretado pela
Azul. Muitos deles perderam as suas conexões iniciais e foram alocados em
outros voos. Houve também passageiros que pernoitaram em Campina Grande para
seguir viagem nesta terça-feira (31).
Para os passageiros que pernoitaram, a companhia ofereceu
hotel e alimentação, mas os que não precisaram de hotel reclamaram que a companhia
não custeou as despesas com alimentação e tiveram que jantar custeando do
próprio bolso. A informação era de que a Azul não dispõe de contrato com
restaurante em Campina Grande, para fornecer as refeições.
Por conta do cancelamento, seguindo determinação da Agência
Nacional da Aviação Civil – ANAC, cada passageiro recebeu um voucher no valor
de R$ 200 para obter desconto na compra futura de passagem aérea pela Azul.
Na manhã desta terça-feira, a mesma aeronave avariada no dia
anterior já estava operando normalmente, nos voos entre os aeroportos de Recife
e Campina Grande.
Carlos Magno
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