....
....
04/06/2022

Tecnologia de ponta no combate aos diversos tipos de câncer chega a Campina Grande no Hospital da FAP


O Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba – FAP passou a utilizar tratamentos com Radioterapia Intensidade Modulada (IMRT/VMAT). IMRT/VMAT são tecnologias de ponta usadas para tratar tipos diversos de câncer.

 

O IMRT é um tratamento que permite modular a intensidade da dose de radiação dentro de um determinado campo de radiação. Isso significa que a distribuição da dose de radiação pode ser esculpida com mais precisão em torno de alvos de interesse, poupando mais tecidos normais.



Foto: Divulgação

 

O VMAT Terapia em Arco volumétrico modulado é uma forma mais sofisticada de IMRT, que realiza o tratamento de radioterapia de forma mais precisa e ágil, uma vez que o acelerador linear durante o tratamento não tem seu feixe interrompido para mudar de posição, sendo um tratamento contínuo e rotatório em arcos.

 

O IMRT é usado para o tratamento mais eficaz e com menos efeitos colaterais, principalmente no câncer de próstata, câncer de cabeça e pescoço, câncer de pulmão, tumores cerebrais e um câncer gastroentestinal. Também é bastante usado para tratar linfoma, sarcoima, cânceres ginecológicos e alguns cânceres pedriátricos.

 

Os tratamentos com IMRT/VMAT, além de mais precisos, são muito mais rápidos, garantindo menor tempo de paciente na sala de tratamento, com mais precisão e menos toxicidades, proporcionando chances muitos maiores de o paciente concluir seu tratamento sem interrupções e com maiores chances de cura.

 

De acordo com a direção da FAP, passos importantes são dados na Radioterapia do Hospital, buscando cada vez mais trazer conforto e segurança aos seus pacientes.

 

O Setor de Oncologia do Hospital da FAP atende à 148 municípios paraibanos no tratamento do câncer. Na Radiologia, dezenas de pacientes são atendidos diariamente, com o uso e integração dos Aceleradores Lineares, que permitem um tratamento com estas modernas tecnologias, de forma pioneira e referência na Paraíba e no Nordeste neste tipo de atendimento.

 

José Regis Neto, Erika Schneider Ramalho, Rafaela Freitas Benites e Gustavo de Menezes Pontes da Costa compõem a equipe médica da Radioterapia do Hospital da FAP, com experiência no Uso das Tecnologias IMRT/VMAT também em outras unidades de Tratamento de Cânceres de grandes referencias – Assessoria.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas