....
....
22/06/2022

Lançado o primeiro de três volumes da obra que contará a história da Diocese de Campina Grande


Uma noite que ficará marcada na História da Diocese de Campina Grande. Nesta terça-feira, 21 de junho, o Auditório Dom Anselmo Pietrülla, que porta o nome do nosso primeiro Bispo diocesano, foi o palco do lançamento do primeiro de três volumes bibliográficos que contarão a História da Diocese de Campina Grande.

 

No dia do padroeiro dos seminaristas, o Auditório do Seminário acolheu a solenidade de lançamento do livro, que foi prestigiada por padres, seminaristas, religiosos e muitos agentes de pastoral advindos de todas as Paróquias da Diocese de Campina Grande. O ato solene iniciou-se com a apresentação do Grupo Encanto Arte Sacra (Catedral), que abrilhantou ainda mais a noite.



Foto: Carlos Magno

 

O primeiro volume do livro intitula-se: “Uma escrita histórica sobre a Diocese de Campina Grande: da criação ao Concílio Vaticano II”. E, como aponta o título, vem fazer um percurso histórico, através de pesquisas acuradas de uma equipe de padres historiadores, dos primórdios de nossa Diocese, em 1949, narrando os fatos que se sucederam até a época do Concílio Vaticano II, entre os anos de 1962 e 1965.



Foto: PasCom Diocesana

 

Discurso de Dom Dulcênio

 

O Bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, abriu solenemente a noite com um discurso bastante enriquecedor, enaltecendo a história e todas as pessoas que fazem parte dessa história ora publicada em seu primeiro volume. Lembrou que essa caminhada é antiga e remonta ao século XVII, e “foi o desdobramento daquelas primeiras sementes do evangelho plantadas no chão deste planalto da Borborema pelos capelães jesuítas e franciscanos que aqui vieram no século XVII”.

 

Dom Dulcênio, que redigiu o prefácio desse primeiro volume, disse estar feliz pelo lançamento do livro e recordou o valoroso trabalho dos padres que se dedicaram na escrita do Livro. Lembrou que ler a história da Diocese é “sempre uma oportunidade para mergulhar na consciência de um passado vivido, lançando compreensão e luz ao presente, no sentido de que somos outra vez, desafiados a edificar a obra do Senhor”.



Foto: Carlos Magno

 

Por fim, o Bispo diocesano frisou, ainda, a importância de que os agentes de pastoral da Diocese leiam e se inspirem nas letras do livro para discernir os caminhos da missão que o futuro aponta: “Revisitando as origens de nossa Diocese, e identificando o nosso ser-igreja com a história aí narrada, teremos ainda mais forças para colaborarmos na obra da evangelização que em nosso tempo presente, pede de todos - Bispo, sacerdotes, diáconos, agentes leigos, paróquias, comunidades e famílias – renovado ardor e a firme decisão de servir”.



Foto: PasCom Diocesana

 

Discurso do Pe. Luciano Guedes, Vigário geral

 

O Pe. Luciano Guedes, Pároco da Catedral e Vigário geral da Diocese, como coordenador do livro, também proferiu palavras de estímulo à leitura, recordando a significação que o escrito tem para a Diocese de Campina Grande. O padre recordou a primeira obra de história eclesiástica de Boulanger de Uchôa e fez a ligação com a equipe de padres que se dedica no trabalho de redação atual da História da Diocese.

 

Para o Pe. Luciano, “este mergulho na história de nossa Igreja diocesana não significou apenas um simples retorno ao seu passado, mas quis, sobretudo, comunica-se com o seu tempo vivido, estabelecendo com este tempo o diálogo e a interação, para ser um serviço que nos ajude a construir no presente esta Igreja que tanto amamos”. Ainda segundo o Vigário geral, foi preponderante o auxílio e o estímulo dados pelo Bispo Diocesano. Pe. Luciano apontou ainda que servirá de base para conhecer a história da Diocese, ao mesmo tempo que será embasamento para a vivência hoje. E concluiu dizendo que “escrever outras histórias, poderá muito alargar e enriquecer este esforço que agora colocamos à disposição dos leitores.



Foto: Carlos Magno

 

Discurso do Pe. Fabiano Melo, da comissão dos padres historiadores

 

O Pe. Fabiano Melo, em suas palavras, deu chaves de compreensão da leitura do Livro e fez um resgate histórico de como se deu o processo de elaboração. E lembrou que a intenção do trabalho não é um apanhado geral da história diocesana, mas uma escrita dentre tantas: “trazemos uma escrita, ou seja, um pouco do que poderíamos explorar dentro de todo o corpo dos acontecimentos históricos ao longo do percurso traçado por essa instituição na cidade de Campina Grande”.

 

O padre ainda apontou do que tratam todos os capítulos presentes no Volume ora lançado e convidou os leitores a ter um olhar especial para o que ele chamou de “despoeiramento de nossos arquivos”. Pe. Fabiano conclui fazendo um convite: “contemplemos as salmodias históricas dos nossos autores, para que, ao olhar nossa história, possamos ter um sentimento de gratidão de tanto tempo vivido”.

 

O ato simbólico

 

Para marcar simbolicamente o lançamento do Livro, Dom Dulcênio fez a entrega de exemplares ao Pe. Tobias Glêriston – representando os padres e diáconos, o Seminarista José Claudino – representando os seminaristas e religiosos(as) – e a Profª Rosa de Lourdes – representando todos os leigos. Ainda fizeram uso da Palavra o Reitor do Seminário, Pe. Leandro Márcio, e o Diretor do Centro de Estudos do Seminário, o Pe. João Jorge. A cerimônia foi encerrada com o canto da Salve Regina e foi realizado um momento comemorativo.

 

Texto do Seminarista Humberto Carneiro, do site da Diocese de Campina Grande

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas