Foto: Sérgio Lucena/Secom-PB
O prefeito Cícero Lucena lançou, nesta segunda-feira (4), o
aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis,
que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais
ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa. Essa novidade vai auxiliar,
por exemplo, a população solicitar e acompanhar demandas como tapa-buraco,
iluminação, IPTU, Sine, Procon, Saúde, entre outras.
Durante a solenidade, que aconteceu no auditório do Centro
Administrativo Municipal, em Água Fria, o prefeito disse que o aplicativo vai
ajudar a Prefeitura gerenciar a rotina dos serviços no dia a dia de uma maneira
mais eficiente em todas as áreas. O gestor ressaltou a participação da
população nesse processo, que terá os serviços prestados de maneira mais ágil e
satisfatória, sem a necessidade de filas e outras burocracias.
“Uma gestão que tem compromisso com os fatores emergenciais,
a rotina do dia a dia, mas, principalmente, pensando no futuro, que não poderia
ser diferente se não fosse melhorando a qualidade dos serviços públicos. O
nosso avanço é para que esse serviço tenha transparência e compromisso com a
população”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do vice, Leo Bezerra, e
vários secretários municipais.
O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais
Android e IOS, além de ficar disponível, também, no site da Prefeitura de João
Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. Para acessar, depois de baixar, é
só preencher o número do CPF e a data de nascimento. Todos os serviços possuem
campos onde o cidadão pode preencher com o tipo de solicitação desejada, que
também pode ser acrescida de fotos ou vídeos.
Foto: Sérgio Lucena/Secom-PB
O secretário de Administração Municipal, Valdo Alves, disse
que a Prefeitura de João Pessoa está entre as mais tecnológicas do País, com
investimento em equipamentos nas áreas de Saúde, Educação e na informatização
da gestão. O aplicativo está associado a um planejamento de eliminar o papel,
que já rendeu economia de R$ 16 milhões anuais. Agora, é o cidadão que terá
redução de despesas.
“O cidadão, ao solicitar um serviço, ele recebe um protocolo
de imediato. A cada passo dado dentro dos setores da Prefeitura, ele já será
informado por meio de mensagens de como está o andamento do processo. O nosso
primeiro projeto digital, o sistema de tramitação de documentos, eliminarmos
compra de papel, de aluguel de motos, combustível. Hoje, temos uma economia que
não é mensurável, porque ela é para o bolso do cidadão, que não vai precisar se
desligar, gastar com passagem, gasolina, imprimindo documentos”, explicou.
O ‘João Pessoa na Palma da Mão’ já está em uso e com os
serviços de manutenção liderando entre as principais solicitações da população
da Capital. O secretário da Infraestrutura, Rubens Falcão, disse que esse
modelo de relacionamento com as pessoas otimiza o serviço e diminui o tempo de
execução das demandas.
“Através do aplicativo o cidadão pode acompanhar sua
demanda, fazer críticas e sugestões. É muito mais ágil, além de eliminar o
papel. Uma solicitação feita cai direto na diretoria competente para aquela
atividade. Um problema de alagamento, por exemplo, e todos os outros serviços,
da Seinfra e da Prefeitura”, explicou o secretário – Max Oliveira/Lilian Moraes
– Secom-JP.
Carlos Magno
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