Uma pesquisa interna realizada no Hospital Estadual de
Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, revelou que 92%
dos usuários internados na instituição estão satisfeitos com o atendimento da
unidade de saúde. Os números foram contabilizados entre os meses de janeiro e
dezembro de 2018, a partir de um questionário que é aplicado mensalmente, e tem
como objetivos corrigir falhas e intensificar a excelência e a humanização no
atendimento, uma preocupação constante da direção.
Segundo o gerente médico, Fagner Dantas, no último
trimestre, o setor recebeu 30 demandas relacionadas ao atendimento médico no
Hospital de Trauma, sendo que 27 foram elogios e apenas três reclamações. “A
equipe multiprofissional do Hospital de Trauma está de parabéns pela excelente
assistência prestada aos pacientes”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Targino,
o questionário é um instrumento de gestão que valoriza a opinião dos usuários,
fazendo estes se sentirem pertencentes e responsáveis pela construção da
excelência hospitalar. “Quando abrimos este diálogo com os assistidos,
percebemos que todos se sentem responsáveis na melhoria dos serviços da
instituição. Observamos que, quando o usuário faz críticas, automaticamente
eles dão sugestões para a melhoria dos serviços, ou seja, são críticas
construtivas e isso é positivo. Os questionários são ótimos instrumentos de
avaliação, por meio deles podemos observar falhas e planejar ações mais
eficazes”, afirmou.
A dona de casa Marizete Vieira aproveitou o espaço para
agradecer ao hospital pelo acolhimento. “Dei entrada na unidade após ser
atropelada e estive por dias em estado muito grave. Nasci de novo! Obrigada a
todos os anjos que Deus colocou em meu caminho. Médicos, equipe de enfermagem,
nutrição, fisioterapia, recepção e o pessoal da limpeza cuidaram tão bem de
mim, sempre com um sorriso animador. O Hospital de Trauma está de parabéns pelo
excelente trabalho prestado à população paraibana, mais uma vez, obrigada por
salvarem a minha vida”, frisou.
Cláudia explicou ainda que estes resultados são obtidos de
forma espontânea. Os entrevistados preenchem um formulário com 22 itens e
depositam nas urnas disponibilizadas em todo o hospital, como também através da
aplicação deste mesmo instrumento de pesquisa pelos funcionários que abordam
diretamente os entrevistados. “Os dados obtidos são condensados e transformados
mensalmente em relatório, disponibilizado à direção do hospital e às
coordenações dos setores avaliados”, destacou.
Ouvidoria do Hospital
de Trauma
O serviço de Ouvidoria do Hospital de Emergência e Trauma
pode ser acionado pessoalmente ou pelo telefone de número 3216-5783, de segunda
a sexta-feira, das 8h às 18h, na própria instituição. Já pela internet, os
usuários podem enviar suas sugestões, reclamações e elogios pelo e-mail
ouvidoriahtrauma@gmail.com – Secom-PB.
Carlos Magno
VEJA TAMBÉM:
- Cheirar
pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo
de universidade do Reino Unido
-
Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista
faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"
- UEPB vai ganhar curso de
Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes
-Cliente que passar mais de
20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização
-
Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com
sua ausência" e vem a público pedir desculpas