....
....
29/01/2019

Tragédia de Brumadinho: Serviço Geológico indica que rejeitos avançam a 1 km por hora e podem chegar ao rio São Francisco


Relatório de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil divulgado nesta segunda-feira (28) indica a possibilidade de a lama de rejeitos da Vale chegar à usina hidrelétrica de Três Marias, no rio São Francisco.

 

Inicialmente, o relatório falava que a lama poderia chegar a Três Marias entre os dias 15 e 20 de fevereiro. À noite, a Agência Nacional de Águas (ANA), parceira do Serviço Geológico no monitoramento, deixou de falar em um prazo específico.



 

A lama é resultado do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os rejeitos atingiram o rio Paraopeba.

 

Foi o primeiro relatório de monitoramento, que será atualizado duas vezes por dia com base em coletas no monitoramento da lama no Paraopeba. O documento aponta que os sedimentos avançam a 1 km por hora.

 

A previsão do Serviço Geológico do Brasil é que a lama chegue a São José da Varginha na terça à noite e à usina hidrelétrica do Retiro Baixo, em Pompéu (MG), entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Isso significa um caminho de 310 quilômetros desde Brumadinho.

 

Amortecimento

 

Segundo análise da Agência Nacional de Águas (ANA), "a barragem da Usina Hidrelétrica Retiro Baixo (...) possibilitará o amortecimento da onda de rejeitos em seu reservatório, a depender da operação da usina".

 

Segundo Marlon Marques Coutinho, superintendente regional em Belo Horizonte do SGB, "por existir dois reservatórios com capacidade de retenção significativa, pode ser que o rejeito fique depositado em uma dessas usinas hidrelétricas". É uma referência às usinas de Retiro Baixo e de Três Marias – G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas