....
....
20/02/2019

Sofás podem aumentar o risco de câncer de tireóide, afirmam cientistas americanos da Duke University


Sofás podem causar câncer?

 

Uma análise de casos na Grã-Bretanha revelou que a incidência de câncer de tireoide aumentou 74% na última década no país. Segundo os especialistas, os produtos tóxicos usados para fazer com que sofás e colchões sejam antichamas são responsáveis pelos dados. Os cientistas acreditam que esses produtos contaminem as famílias por meio da exposição à poeira doméstica.

 

A pesquisa foi anunciada após o governo ser alertado repetidas vezes sobre os perigos potenciais desses produtos químicos. Terry Edge, que abandonou o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial ano passado após suas propostas para restringir os produtos corta-fogo serem rejeitadas, afirma: “Esses produtos causam milhares de tipos de câncer e de outras doenças, e as crianças estão particularmente vulneráveis”.



 

Resultados do estudo

 

Após analisar a poeira doméstica e as amostras de sangue de pessoas com câncer de tireoide, os cientistas da Duke University constataram que os pacientes haviam sido intensamente expostos aos retardadores de chamas conhecidos como éteres difenílicos polibromados (PBDE). O produto foi proibido em 2004, mas muitas pessoas ainda possuem móveis da época. Ele está relacionado ao câncer porque interfere na produção hormonal.

 

O Dr. Heather Stapleton, cujo trabalho será apresentado no Simpósio Internacional sobre Retardadores de Fogo, em York, declarou ao jornal Sunday Times: “Os produtos químicos são liberados em forma de poeira doméstica e entram no nosso corpo por meio dos alimentos que ingerimos e pelas nossas mãos, atingindo mais intensamente as crianças”.Um porta-voz da National Bed Federation afirmou que esses elementos devem ser proibidos nos próximos dois anos. Os controles também serão mais estritos e regulares – MSN Notícias. Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas