....
....
05/03/2019

Missa de Cinzas: Veja igrejas e horários da celebração nas paróquias de Campina Grande e de outras 11 cidades


A Diocese Campina Grande celebrará nesta quarta-feira (06), às 17h, a tradicional Missa de Cinzas na Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Missa será presidida por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano, e concelebrada pelo Vigário Geral e Pároco da Catedral, Pe. Luciano Guedes. A missa prepara os católicos para a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. Neste período, a Igreja pede que os fiéis intensifiquem as orações, o jejum e prática da caridade, buscando a conversão pessoal.

 

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as cabeças dos fieis faz lembrar que todos irão morrer um dia, lembrando a passagem Bíblica que diz que “somos pó e que ao pó da terra voltaremos” (cf. Gn 3, 19). Na Missa, durante o momento da imposição das cinzas, após a homilia, o presidente da celebração faz a imposição das Cinzas na cabeça dos fieis dizendo “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.



 

Tempo oportuno de oração, jejum e conversão, a Quaresma oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-se de maneira especial com a Palavra de Deus, que ilumina o itinerário cotidiano dos fiéis. A Páscoa é a maior festa da Igreja, pois a Ressurreição de Jesus (vitória da vida sobre a morte) é o que dá todo sentido à fé.

 

A Quaresma tem duração de 40 dias, iniciando na Quarta-feira de Cinzas e terminado no Domingo de Ramos. A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito – Pascom/Diocese-CG.

 

MISSAS EM CAMPINA GRANDE

 

Seminário Diocesano - 19h30 

Paróquia de Monte Castelo - 19h30

Paróquia São Francisco - 19h

Paróquia de Bodocongó - 7h e 19h30

Paróquia Sagrada Família - Rocha Cavalcante - 7h e 19h30

Paróquia do Alto Branco - 17h

Paróquia de São José da Mata - 8h

Paróquia das Graças - Liberdade - 19h30

Paróquia São Cristóvão - 19h30

Paróquia do Rosário - 19h30

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Catolé -19h30

Paróquia São Judas Tadeu - 9h30 e 17h

Paróquia Jesus Libertador - 19h30

Paróquia Santo Antônio - 19h30

 

OUTRAS CIDADES

 

Paróquia de Esperança 09h e 19h30

Paróquia de Montadas - 16h

Paróquia de Areial - 9h e 19h30

Paróquia de Boa Vista - 19h

Paróquia de Sumé - 19h30

Paróquia de São José dos Cordeiros - 16h

Paróquia de Pocinhos - 19h30

Paroquia de Boqueirão 19h30

Paróquia de Cuité - 19h30

Paróquia de Lagoa Seca - 19h

Paróquia de Monteiro - 9h e 19h30

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas