....
....
28/03/2019

2 de Abril: Programação especial marcará o Dia de Conscientização do Autismo na Funad, em João Pessoa


O dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o Dia de Conscientização do Autismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que de cada 59 crianças nascidas, uma é autista. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) presenta como principal marca, as dificuldades de interação social e comunicação, associadas às desordens sensoriais, podendo acarretar comportamentos repetitivos e interesses restritos que afetam as etapas iniciais do desenvolvimento humano e aquisição de habilidades.

 

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) é referência na Paraíba no atendimento à pessoa com autismo. Hoje, mais de 400 usuários contam com os serviços e, no dia 1º de abril, a fundação vai realizar um evento que marca o início das atividades. A ideia é despertar um olhar mais atencioso em torno do transtorno, o processo de reabilitação e como a sociedade pode conviver com a pessoa com autismo, visando a inclusão dela.



 

A programação começa com um recurso diferente: o mundo do circo vai se instalar no pátio externo e no ginásio da instituição. A trupe vai apresentar espetáculos de malabarismo, equilibrismo, contorcionismo, acrobacia e palhaços. Segundo Ericka Gonçalves, coordenadora do Serviço Especializado em Reabilitação do Autismo (SERI) da Funad, o circo e suas atividades são instrumentos importantes no processo de reabilitação do autista, porque promovem todos os estímulos sensoriais, desde a expressão corporal, circuito, interação e comunicação, usando a magia, as cores, as luzes e os movimentos dessa arte em benefício do tratamento.

 

Uma perspectiva diferente que atrai a pessoa com autismo, por ser lúdica e assim uma aliada nesse processo de desordem sensorial tão comum nesse transtorno. Outra atividade nesse dia será a equoterapia, realizada em parceria com a Polícia Militar.

 

Outro momento da semana do autismo da Funad acontece dia 3 de abril, no auditório Jimmy Queiroga. Durante toda a manhã, as atenções serão voltadas para a parte científica, com o Seminário Tecnologia Assistiva com as Intervenção com a Pessoa com TEA. A programação será encerrada dia 5, com o Cine Debate, abordando a temática da pessoa com autismo, pela manhã e tarde, no auditório Antônio Paulino, da Funad – Secom-PB.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas