....
....
11/04/2019

O sonho de todo bebum: Novo tipo de álcool não causa ressaca nem problemas para o fígado


O álcool, mesmo quando consumido de maneira adequada, tem efeitos negativos. Um deles é a famosa ressaca, um mal-estar com tontura e dor de cabaça. A ciência está em busca de uma solução para isso.

 

O cientista britânico David Nutt desenvolve o Alcarelle, uma espécie de "álcool sintético" que ele promete não causar ressaca ou problemas ao fígado.

 

Em 2016, o cientista já havia declarado que sua invenção iria substituir todo tipo de álcool comum. Agora, ele fez uma previsão ousada: o produto vai estar disponível no mercado em até cinco anos.



 

Em uma entrevista concedida ao portal The Guardian, Nutt explica que a intenção é que o Alcarelle cause os mesmo efeitos  que o álcool comum, mas reduzindo os efeitos na saúde. O objetivo é que, futuramente, as grandes empresas de bebidas o incorporem aos seus produtos.

 

Como funciona?

 

Os efeitos do produto são explicados por sua constituição. O Alcarelle é formado por uma molécula chamada “alcosynth”. Ela é uma substância derivada da benzodiazepina, uma droga geralmente utilizada para tratar transtornos de ansiedade.

 

Nutt explica que o componente funciona ativando os receptores GABA – neurotransmissores que enviam mensagens químicas pelo cérebro e sistema nervoso –, causando efeitos semelhantes ao de bebidas alcóolicas tradicionais.

 

A molécula teria sido descoberta pelo cientista em 1983, enquanto estudava como reverter a embriaguez. Mas só o tempo e a regulamentação da substância irão dizer se ela chegará ao mercado – PEGN.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas