....
....
08/05/2019

Após TRF decretar retorno de Temer à prisão, ex-presidente diz que se apresentará “voluntariamente” à Justiça nesta quinta


O ex-presidente Michel Temer (MDB) disse que irá se apresentar “voluntariamente” à Justiça nesta 5ª feira (9.mai.2019).

 

“Em primeiro lugar, decisão da Justiça se cumpre. Segundo ponto, claro, eu a considero inteiramente equivocada sob o foco jurídico. Eu sempre sustentei que nessas questões todas não há prova. Para mim, foi uma surpresa desagradável, mas eu amanhã me apresento voluntariamente”, disse a jornalistas que o aguardavam na porta de sua casa, em Alto de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

 

A 1ª Turma do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) decidiu nesta 4ª feira (8.mar.2019), por 2 votos a 1, pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e de seu amigo, João Baptista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima.



 

Temer e Coronel Lima haviam sido presos em 21 de março deste ano pela força tarefa da Lava Jato em 1 mandado expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pela Lava Jato no Estado.

 

Hoje, Temer disse estar tranquilo, apesar de a decisão ter “surpreendido a todos negativamente”.

 

O ex-presidente disse que vai dormir esta noite em São Paulo, onde já está, e nesta 5ª feira (9.mai.2019) irá se apresentar em lugar ainda a ser determinado.

 

“Me apresento com toda a tranquilidade, sem problema nenhum. Não há equívoco nenhum em relação a minha conduta”, disse.

 

O que diz a defesa

 

Após o julgamento, o advogado Eduardo Pizarro Carnelós, disse que Temer está em São Paulo e “seguramente” se apresentará nesta 5ª (9.mar.2019).

 

Para o advogado, “não há fundamentos para a prisão”.

 

“Respeitamos a decisão do tribunal, mas só podemos considerá-la injusta. Uma injustiça contra o ex-presidente. A prisão foi feita sem nenhum fundamento, apenas para dar um exemplo. Vamos ao Superior Tribunal de Justiça para recorrer”, disse.

 

A defesa do coronel Lima saiu sem comentar a decisão da Justiça.

 

Prisão de Temer

 

Temer foi preso na operação Descontaminação, 1 desdobramento da operação Radioatividade, que investiga desvios nas obras da Usina Nuclear de Angra 3.

 

Os pedidos de prisão tem como base a colaboração premiada do empresário José Antunes Sobrinho, dono da empreiteira Engevix. No depoimento, o empresário mencionou pagamentos indevidos de R$ 1 milhão em 2014.

 

Em denúncia, na qual Temer é acusado pelos crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, o MPF afirmou que o ex-presidente teria liderado uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propina – Poder 360.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas