....
....
15/05/2019

Protestos contra cortes de verbas da Educação se espalham em todos os estados e no Distrito Federal


Alunos e professores foram às ruas, em protesto contra os cortes na Educação, na manhã desta 4ª feira (15.mai.2019). O contingenciamento de 30% foi anunciado pelo ministro da pasta, Abraham Weintraub, no fim de abril.

 

As mobilizações estão previstas para acontecer ao longo do dia em 13 capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. E, de acordo com informação do G1, os protestos já atingem todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal.



 

Às 9h15 desta 3ª feira (15.mai.2019), a hashtag #TsunamidaEducação era a mais comentada no Twitter. A expressão faz referência à fala do presidente Jair Bolsonaro na última 6ª feira (10.mai) de que talvez haveria 1 “tsunami” no governo durante a semana. Publicações referentes ao evento também utilizam a #15M e #NaRuaPelaEducação.

 

Contingenciamento

 

Inicialmente Weintraub havia falado sobre cortes na UnB, na UFF e na UFBA. No entanto, depois, o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Junior, afirmou em entrevista que a medida valerá para todas as universidades federais. O bloqueio só valerá a partir do 2º semestre deste ano.

 

Segundo o ministro Abraham Weintraub, as universidades federais terão verbas bloqueadas caso não apresentem o desempenho acadêmico esperado. Além disso, afirmou que não será aceita a promoção de “balbúrdia” nos campi – Poder 360 / Foto: G1.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas