....
....

12/06/2020

Romero anuncia retomada do comercio, bares, restaurantes, aulas, shows e outras atividades em Campina, com cronograma a partir desta segunda; veja datas


O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anunciou na tarde desta sexta-feira (12) a retomada de várias atividades em Campina Grande, de acordo com um cronograma que começa a ser implantado a partir desta segunda-feira (15). De acordo com o prefeito, a retomada ocorrerá atendendo três etapas.

 

De acordo com a PMCG, trata-se de um “Plano de Convivência e Retomada de Atividades em Campina Grande”. A primeira etapa terá inicio nesta segunda e, a cada 14 dias, poderá avançar para a retomada de novos segmentos. Romero justificou a iniciativa dizendo que é preciso “aprender a conviver com pandemia, buscando-se a conciliação das ações rigorosas da saúde com a progressiva retomada das atividades econômicas da cidade”.



 

Romero explicou que a construção do plano foi decidido depois de muito diálogo com vários segmentos da sociedade de Campina Grande, com participação direta da Fiep, CDL, Associação Comercial, sindicatos, Gevisa, Procon, Conselho Municipal de Turismo e outras entidades ou setores da economia local.


VEJA TAMBÉM: Diocese de Campina Grande publica decreto com orientações sobre retomada das celebrações com a presença de fieis a partir do próximo sábado

 

Primeira etapa

 

A primeira etapa do plano começa nesta segunda-feira, dia 15, com a abertura de lojas de varejos e serviços de até 200 metros quadrados no centro e nos bairros das cidade.

 

As lojas da rua João Pessoa e adjacentes funcionarão das 8h às 17h. Já  das 9h às 18hm haverá o funcionamento das lojas de ruas centrais como Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Cardoso Vieira e ruas adjacentes, evitando-se coincidência de horários. O objetivo é controlar melhor o sistema de transporte público.

 

Também foram contemplados com a abertura os shoppings centers, mas nesta primeira etapa apenas com o sistema drive thru, não havendo, portanto, o funcionamento da parte interna desses estabelecimentos, obedecendo-se a um processo de flexibilização com segurança. Integram também essa fase os salões de beleza e as barbearias. As atividades religiosas serão retomadas, mas com ressalvas, pois só poderão voltar a acontecer a partir do sábado, dia 20, com ocupação máxima de 20%da capacidade dos templos e distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os fiéis.

 

Segunda etapa

 

Já a segunda etapa acontecerá no dia 29 de junho, com Shoppings e galerias, mas sem o funcionamento de cinemas, auditórios e áreas de jogos. Também voltarão a funcionar lojas com área superior a 200 metros quadrados, além de bares e restaurantes com taxa de ocupação inferior a 50%, dando-se prioridade ao ar livre. Poderão ainda ser retomadas as atividades físicas ao ar livre em áreas como o Açude Velho e demais recantos da cidade, além das academias de ginástica.

 

Terceira etapa

 

Por fim, haverá, a partir do dia 13 de julho, a terceira etapa do plano, com a liberação de todas as atividades econômicas da cidade, mas com obediência rigorosa de protocolos setoriais aprovados.

 

Também poderá ser retomado o funcionamento das escolas públicas e privadas, além de eventos de práticas esportivas; templos religiosos (estes com 40% de ocupação); museus, teatros e demais casas de eventos com taxa de ocupação reduzida de 50%. As recomendações e protocolos sanitários estarão disponíveis nos sites oficiais do município.

 

CALENDÁRIO – PLANO DE CONVIVÊNCIA COM A COVID-19 E RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

 

DIA 15/06

 

- Lojas de varejo e serviços de até 200 metros quadrados, no Centro e bairros;

- Shopping centers com funcionamento exclusivo de drive-trhu

- Salões de beleza e barbearias

 

DIA 20/06

 

- Atividades religiosas, com ocupação nos templos de até 20% da capacidade

 

DIA 29/06

 

- Shoppings e galerias (sem atividades dos cinemas, auditórios e áreas de jogos suspensos);

- liberação de lojas de ruas acima de 200 m2;

- Bares e restaurantes com taxa de ocupação inferior a 50% e priorizar o atendimento ao ar livre;

- Atividades físicas ao ar livre (praças, parques e açude velho);

- Academias de ginástica;

 

DIA 13/07

 

- Liberação de todas as atividades com protocolos setoriais aprovados;

- Instituições de ensino publico e privada;

- Atividades religiosas com até 40% da capacidade máxima dos templos;

- Realização de eventos com capacidade máxima de 50%

- Eventos de prática esportiva;

- Museus, teatros e casas de eventos com capacidade reduzida em 50%

 

Com informações da Codecom-PMCG.

 

Carlos Magno

 

VEJA TAMBÉM:

Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido

- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a "Maria Suvacão"

- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes

-
Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber "quais pessoas se importariam com sua ausência" e vem a público pedir desculpas